Nas palavras das historiadoras Lília Schwarcz e Heloísa Starling, havia determinada política, iniciada por Campos Sales no Brasil, que “reconhecia a plena autonomia das elites regionais, fazia vista grossa aos esbulhos cometidos por essas elites para eleger as bancadas e o governo estadual, acenava com benesses do Tesouro e apresentava a fatura: as unidades da federação deveriam agir coesas e em consonância com o poder central”.
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloísa Murgel. Brasil: Uma Biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 321.
As historiadoras mencionavam a que prática política:
A( ) Política do café com leite
B( ) Política dos governadores
C( ) Política de representação
D( ) Política de contenção
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra B
Explicação:
A política dos governadores ou política dos estados foi estabelecida durante a presidência de Campos Sales (1898-1902) e foi uma prática política comum durante toda a Primeira República. Nela, uma aliança entre Executivo e Legislativo acontecia, e as pautas do Governo Federal eram defendidas, com as oligarquias locais ganhando respaldo do governo em seus estados.
A afirmativa correta é a letra B) Política dos governadores.
A denominada política dos governadores, também chamada de política dos estados, teve seu estabelecimento ocorrido no período de governo de Campos Sales, entre 1898 a 1902. Tendo consistido em uma prática política comumente adotada no período da Primeira República.
Se caracterizou pela presença de uma importante aliança entre o Executivo e o Legislativo que visava com isso a defesa das pautas federais do governo, e o respaldo do governo estadual para as oligarquias locais. Ou seja, a política dos governadores objetivava uma troca de favores entre os governos, no campo federal, estadual e também municipal.
Saiba mais sobre a política dos governadores em: https://brainly.com.br/tarefa/39180
Bons estudos!