Nas organizações contemporâneas, cada vez mais, a criatividade pode desdobrar-se em diferencial competitivo, especialmente sob o escopo do mundo pós-globalizado, e com desenvolvimento tecnológico exponencialmente crescente.
Neste sentido, a performance de um conjunto de colaboradores criativos pode, dentre outros, contribuir para a inovação, por exemplo, com a geração de novos produtos e ampliação do mercado de consumidores. No entanto, inovação e criatividade não são sinônimos, embora seja possível, na análise da prática cotidiana, analisar estes dois construtos na seara do desenvolvimento organizacional, de modo ampliado. A pedagogia empresarial, assim, insere-se no campo de ensino-aprendizagem dentro das organizações, na medida em que a educação assume dimensão estratégica dentro das organizações.
A partir disso, leia, a seguir, a descrição do processo de trabalho de uma pedagoga na área de treinamento e desenvolvimento, voltado para o processo educativo com foco em criatividade em uma organização específica.
Agora, seu desafio é auxiliar Maria Cristina a desenvolver o projeto mencionado acima, com base no que estudamos na UA, a partir da seguinte pergunta norteadora:
Como as características de um clima favorável à criatividade nas organizações, de forma geral, podem auxiliar Maria Cristina a planejar o desenvolvimento de conhecimento em criatividade, no grupo de vendedores da empresa Criar e Fazer, com vistas a alcançar novos resultados em vendas? (Cite, pelo menos, 2 características para fundamentar sua análise e recomendações).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A pedagoga empresarial Maria Cristina poderá fomentar conhecimento em criatividade, nos vendedores da empresa Criar e Fazer, se, dentre outros, priorizar ações para fortalecimento do clima psicológico da organização, de modo ampliado. Tal relação do clima psicológico com a criatividade e com a alavanca para o desenvolvimento de práticas inovadoras pode ser explicado a partir de algumas características principais:
1) autonomia: para que os vendedores tenham mais liberdade para inovar; muitas vezes espera-se que o colaborador tenha comportamento na prática de vendas diferente do que aquele que fora orientado e institucionalizado na rotina organizacional;
2) premiação por desempenho: o feedback remuneratório baseado nos resultados diferenciados em vendas, pode levar o vendedor a continuadamente avaliar qualitativamente a sua prática em vendas, direcionando sua busca por conhecimento nas lacunas que ele mesmo identificar, o que poderá ampliar seus recursos e criatividade laboral;
3) apoio à criatividade: é importante que a cultura da empresa esteja fundamentada, também, na ideia de que comportamentos inovadores, com ideias ainda não experimentadas podem ser escutadas e executadas nos diferentes contextos de venda – logo, Maria Cristina pode promover esta comunicação e debate horizontal entre a equipe de vendas e a organização, para que não seja uma estratégia somente no campo de política educacional descolada do que é possível de ser realizado no dia a dia da empresa, com determinado grupo de colaboradores e líderes.
Além disso, o aluno poderá explorar outras características, tais como: envolvimento pessoal, apoio da direção, aceitação das diferenças e da diversidade entre membros.
A pedagoga empresarial Maria Cristina, poderá ter como principal objetivo, impulsionar o desempenho no trabalho na empresa Criar e Fazer, ao mesmo tempo que desenvolvem as competências pessoais e interpessoais dos funcionários.
Dessa forma, essa interação entre o clima psicológico com a criatividade entre os profissionais que trabalham, conjuntamente, com a empresa de Maria.
Concentram-se no desenvolvimento de diferentes métodos no ambiente de trabalho, para além de analisarem o comportamento tanto dos funcionários como dos empregadores, visando alcançar os novos resultados em vendas.
Sendo assim, segue duas características necessárias para a fundamentação da análise:
- Envolvimento pessoal: quando os funcionários da empresa veem que são apreciados e que a empresa investe no seu desenvolvimento, os empregados podem também relacionar-se melhor com todos na empresa.
- Motivação entre os funcionários: quando os empregados notam que a empresa se preocupa com eles, ficam mais motivados para continuar a trabalhar lá.
Isto ajuda a tornar os profissionais mais eficientes, o que garante a melhoria geral da produtividade da empresa Criar e Fazer.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/23574321
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)