História, perguntado por vhcdacruz, 5 meses atrás

Nas observações realizadas por Dermeval Saviani (2013) temos que:

“Até os 7-8 anos de idade, tanto os meninos como as meninas dependiam estritamente da mãe. Os meninos não podiam, ainda acompanhar os pais; mas recebiam deles arcos e flechas e formavam, com outras crianças da mesma idade, o adestramento destes objetos [...] Na fase entre 7 e 15 anos, os meninos já não ficavam em casa, deixavam de depender da mãe e passavam a acompanhar o pai, que se torna seu modelo [...] As meninas passam a depender mais estritamente da mãe, sua mestra e modelo, com quem aprendem a semear e plantar, a fiar e tecer, a fazer farinhas e vinhos, cozinhar e preparar alimentos [...] A faixa de idade dos 15 aos 25 anos, era a fase de participação mais ativa nas atividades de adulto, incluídas as cerimônias de iniciação [...] os rapazes participando ativamente das expedições guerreiras, na caça, na pesca, na fabricação de flechas [...] as moças, auxiliando as famílias nas atividades femininas e assimilando, de forma prática, as vivências e os papéis femininos” (SAVIANI, 2013, pp. 36-37).

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.


A partir da interpretação do excerto bibliográfico e dos costumes relacionados à cultura ameríndia no período colonial, leia as afirmações abaixo:

I – Com a leitura do excerto acima, podemos compreender a organização nas aldeias indígenas do período colonial. Observa-se que existe uma separação clara entre as atividades desenvolvidas por meninos e meninas e como a faixa etária é importante no desenvolvimento das habilidades para a vida adulta.
II – Podemos observar que as meninas estão voltadas as atividades do lar (na aprendizagem voltada a fiar, tecer e ao preparo de alimentos). Contudo, também é de responsabilidade feminina a agricultura, como semear, plantar e colher.
III – Para conseguirem a permissão do casamento era necessário que os jovens namorassem por um período mínimo de seis meses e que o rapaz tivesse no mínimo 14 anos e soubesse se defender, caçar, pescar e coletar.
IV – Participar dos conflitos intertribais era uma forma de iniciação a vida adulta, no universo masculino indígena. Além de mostrar suas habilidades, sua bravura a relevância de preservar a cultura de seus antepassados, também era uma forma de conquistar o respeito e admiração dos membros da aldeia.

Está correto apenas o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por jonasmariano21
9

Resposta:

Alternativa 4:

I, II e IV.

Explicação:

Errada III – Para conseguirem a permissão do casamento era necessário que os jovens namorassem por um período mínimo de seis meses e que o rapaz tivesse no mínimo 14 anos e soubesse se defender, caçar, pescar e coletar.

Os jovens namorassem por um período mínimo de seis meses, não condiz com a cultura indigena.

Perguntas interessantes