Português, perguntado por fabriciohashi, 7 meses atrás

Nas garras de uma enorme águia Minhas esperanças de retorno à Inglaterra eram poucas, pois, como já disse, a rainha jamais mandaria construir uma embarcação apropriada para que eu tentasse regressar ao meu país. Não lhe passava pela cabeça ficar sem sua distração predileta. Além disso, nunca teria a oportunidade de escapar em algum navio europeu que se desviasse da rota e se aproximasse da costa de Brobdingnag: em primeiro lugar, a capital ficava longe do litoral, e, além disso, o rei ordenava que, se um desses navios fosse avistado, deveria ser capturado e levado para algum de seus portos. O objetivo do monarca era obter, através dessas capturas, uma “noiva” para mim. — Só assim conseguiremos – ele comentara com a rainha – que sua raça não se extinga... SWIFT, Jonathan. Viagens de Gulliver. São Paulo: Scipione/Reencontro, 2021. p. 83. No segundo parágrafo, Gulliver explica as razões pelas quais ele não tinha esperança de voltar a seu país, a Inglaterra. 1ª) A capital ficava longe do litoral. 2ª) Se um navio europeu fosse avistado, seria capturado. Para indicar que a decisão de capturar navios partiu do rei, foi usada uma forma verbal em um dos tempos do Modo Indicativo. Essa forma é: A "ordenava" – Pretérito Imperfeito do Indicativo B "ficava" – Pretérito Imperfeito do Indicativo C "aproximasse" – Pretérito Imperfeito do Subjuntivo D "deveria" – Futuro do Pretérito do Indicativo


alguém me ajuda? estou dando 20 pontos​

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
0

A indicação da decisão de captura dos navios tomada pelo rei está expressa pela forma verbal: Pretérito Imperfeito do Indicativo: “ordenava”. A afirmativa correta é a letra A) "ordenava" – Pretérito Imperfeito do Indicativo.

O tempo verbal pretérito imperfeito é usado para a citação de acontecimentos no passado, mas que não foram concluídos totalmente. Sendo assim, para a indicação de algum acontecimento anterior a outro devemos utilizar o tempo verbal pretérito imperfeito composto do indicativo.

Além disso, é preciso destacar que esse tempo verbal também pode ser utilizado para a indicação de algum acontecimento que está no passado, mas que existe incerteza sobre o mesmo.

Bons estudos!

Perguntas interessantes