Nas figuras, vemos duas espécies animais típicas de domínios brasileiros, ameaçadas de extinção: o lobo-guará e a arara azul. O texto seguinte aponta algumas causas do processo de extinção. Leia-o e responda às perguntas. a)Conforme o texto, como se caracterizam espécies ameaçadas? b)Quem é o principal responsável pelo processo de extinção dos animais? E qual é a principal causa desse processo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)Características: Assim como todas as 18 espécies de arara possui bico forte, língua carnosa e cauda longa em forma de espada. São menos dotadas que os papagaios para a fala e conseguem aprender apenas algumas palavras isoladas. Alimentam-se de sementes, frutas, larvas e insetos.
a)O lobo-guará (seu nome científico é Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul. Mede entre 95 e 115 cm de comprimento do corpo, mais de 38 a 50 cm de cauda. Tem em média 80 cm de altura. Um lobo adulto, pesa entre 20 e 33 kg.
b)As araras-azuis são animais que se destacam pela beleza, tamanho e comportamento. Essa ave está atualmente ameaçada de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação em seu habitat natural por conta do desmatamento.
A) "Espécies ameaçadas são aquelas cujas populações e hábitats estão desaparecendo rapidamente,de formaa colocá-las em risco de serem extintas.
B)As causas da extinção incluem poluição, destruição do habitat, e introdução de novos predadores. Espécies ameaçadas são espécies que estão em perigo de extinção. As espécies extintas na natureza são aquelas que só existem em cativeiro.