Nas entradas de muitas cidades da Liga Hanseática, estava escrito: “O ar da cidade liberta”.a) O que foi a Liga Hanseática?b) Quais fatores impulsionaram o renascimento urbano europeu a partir do século XI?c) Por que as cidades, naquele momento, eram concebidas como espaço da liberdade? *
Soluções para a tarefa
a) Associação de cidades comerciais medievas b) O excedente agrícola nos feudos, que permitiu aos camponeses comprarem a liberdade e irem em direção aos centros comerciais, cuja formação esteve bastante ligada ao processo de união entre Ocidente e Oriente, sobretudo durante as Cruzadas. c) Porque dentro dos feudos os camponeses viviam de forma paupérrima, vítimas de impostos altíssimos, que muitas vezes dificultavam sua própria subsistência.
Resposta:
Durante a Idade Média, as cidades foram esvaziadas por diversos problemas, como falta de segurança, devido as invasões bárbaras, falta de estrutura como saneamento básico e doenças. Porém, com as novas tecnologias de agricultura, que possibilitaram o comércio, as cidades voltaram a renascer.
O provérbio relaciona-se diretamente à noção vigente no Renascimento que o esplendor das cidades deveria ser recuperado, à semelhança da grande Polis grega e do Império Romano, sendo um lugar de debate político e democracia.
Explicação: