Nas diferentes formas de linguagem, podemos situar funções que predominam nas manifestações da língua: informativa, emotiva, conativa, metalinguística e lúdica. Explique essas funções e dê exemplos de como elas podem acontecer nas práticas das situações comunicativas. Por que o reconhecimento dessas funções é importante para a interpretação ou para a produção textual?
Soluções para a tarefa
Olá!
A função referencial, também chamada de função informativa, tem como objetivo principal informar, referenciar algo. Pode ser vista principalmente em textos de caráter informativo, como os textos jornalísticos e científicos.
Na função emotiva, também chamada de função expressiva, o emissor tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião. Pode ser vista principalmente em textos escritos em primeira pessoa, como cartas, poemas, diários etc.
A função conativa, também chamada de apelativa, é caracterizada por uma linguagem persuasiva que tem o intuito de convencer o leitor. Por isso, o grande foco é no receptor da mensagem. É muito utilizada nas propagandas, publicidades e discursos políticos, a fim de influenciar o receptor por meio da mensagem transmitida.
A função metalinguística é caracterizada pelo uso da metalinguagem, ou seja, a linguagem que se refere a ela mesma. Dessa forma, o emissor explica um código utilizando o próprio código. Um exemplo dessa utilização são os dicionários e gramáticas.
A função poética, também chamada de função lúdica, é característica das obras literárias, pois possui como marca a utilização do sentido conotativo das palavras. Nessa função, o emissor preocupa-se de que maneira a mensagem será transmitida por meio da escolha das palavras, das expressões, das figuras de linguagem etc.
Espero ter ajudado e bons estudos =)