Nas décadas de 1980 e 1990, o ensino de Ciências e Biologia caracterizou-se por uma nova realidade de trabalho do professor: em termos de conteúdos, pela tendência de enfatizar-se a temática ambiental; em relação aos objetivos, pelo destaque atribuído à formação de um cidadão crítico e criativo; e sobre os materiais didáticos, pela introdução ou ampliação do uso de novos materiais para o trabalho em sala de aula, entre os quais os livros paradidáticos, vídeos, jogos e software.
PORQUE
Desse modo, a pesquisa sobre materiais didáticos, por meio do levantamento daquilo que está disponível e na análise e síntese que auxiliam o professor nas suas atividades pedagógicas, deve ser uma preocupação constante e prioritária de diferentes áreas da investigação educacional.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Naturalmente, o professor deve se apropriar das teorias e tendências pedagógicas ao buscar soluções para os problemas que enfrenta na sua ação docente, e ao refletir sua prática pedagógica , sem, no entanto, estar constantemente vinculado apenas a uma delas. Deve, antes de tudo refletir sobre as características de cada uma, buscando a que melhor convém ao seu desempenho acadêmico, seguindo uma operacionalização atenta que permita avaliar sua competência e habilidade, procurando agir com eficiência e qualidade de atuação. As intenções ou tendências pedagógicas são referências norteadoras da prática educativa, sendo que, os movimentos sócio-políticos e filosóficos exercem intensa influência sobre as tendências pedagógicas. Podemos classificá-las em: Pedagogia Liberal Tradicional, Tendência Liberal Renovadora Progressiva, Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova), Tendência Liberal Tecnicista, Tendência Progressista Libertadora, Tendência progressista Libertária, Tendência Progressista "crítico social dos conteúdos ou "histórico-crítica".