Nas décadas de 1970 e de 1980, a construção da usina hidrelétrica de Itaipu causou um grande impacto na vida dos Guarani: em 1981, mais de trinta de seus territórios, existentes na fronteira entre Brasil e Paraguai, foram inundados. As obras do empreendimento começaram em 1974 e sua inauguração oficial ocorreu em 1982. O lago de sua barragem ocupa uma área de 1350 km2 alagando parte de dezesseis municípios brasileiros.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
A
ao menos dezesseis municípios paraguaios na fronteira com o Brasil, habitados por povos Pataxó, foram inundados pelo lago da barragem.
B
ao longo dos vinte anos de construção da usina, no contexto da Guerra do Paraguai, trinta municípios daquele país foram seriamente afetados.
C
a construção da usina de Itaipu, no período da redemocratização do Brasil, manteve intactas áreas de preservação ambiental e terras indígenas.
D
respeitando os povos indígenas que, tradicionalmente, habitavam a região, o lago da barragem foi planejado em local que não inundasse seus territórios.
E
a usina hidrelétrica, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, foi construída durante a ditadura militar brasileira e inundou mais de trinta territórios dos Guarani.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E
Explicação:
A usina hidrelétrica, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, foi construída durante a ditadura militar brasileira e inundou mais de trinta territórios dos Guarani.
É correta a alternativa E.
Na história do desenvolvimento das Américas foi relativamente comum que os direitos e interesses dos povos nativos fossem considerados como menos importantes que o desenvolvimento do modelo capitalista, o que é exemplificado, neste texto, com a inundação do território dos guaranis para a construção da Usina.
Isto, longe de ser um fato isolado, se repetiu inúmeras vezes durante o processo de Expansão a Oeste na América do Norte e acontece mesmo hoje com os povos originários do Canadá, que disputam com os interesses das petrolíferas.