Nas décadas de 1860 e 1870, as escolas criadas ou recriadas, em geral, previam a presença de meninas, mas se atrapalhavam na hora de colocar a ideia em prática. Na província do Rio de Janeiro, várias tentativas foram feitas e todas malsucedidas: colocar rapazes e moças em dias alternados e, em 1874, em prédios separados. Para complicar, na Assembleia, um grupo de deputados se manifestava contrário ao desperdício de verbas para uma instituição “desnecessária”, e a sociedade reagia contra a ideia de coeducação. VILLELA, H. O. S. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003 (adaptado). As dificuldades retratadas estavam associadas ao seguinte aspecto daquele contexto histórico:
a) Formação enciclopédica dos currículos.
b) Restrição do papel da mulher à esfera privada.
c) Precariedade de recursos na educação formal.
d) Vinculação da mão de obra feminina às áreas rurais.
e) Oferta reduzida de profissionais do magistério público.
Soluções para a tarefa
b) Restrição do papel da mulher à esfera privada.
De acordo com a época específica, existia um grande preconceito da mulher na sua inserção a esfera pública, relacionadas a questões de "não ser capaz" ou "não ter habilidades suficientes".
Por conta disso, as mulheres que conseguiam uma formação melhor, apresentam somente oportunidades dentro da esfera privada, além de serem donas de casa e cuidar dos filhos.
As dificuldades retratadas estavam associadas à restrição do papel da mulher à esfera privada. Por isso, a alternativa correta é a letra B.
A mulher nos tempos antigos
Antigamente, a mulher era impedida de trabalhar ou participar na espera privada, uma vez que a sociedade era extremamente machista e patriarcal. A mulher não tinha os mesmos direitos à educação que o homem, porque era tido como seu dever cuidar dos filhos e da casa, e por isso elas já eram preparadas para tal desde crianças.
Por isso, as mulheres não podiam ficar no mesmo espaço que os homens na educação até o final do século XIX. É isso que evidencia o texto apresentado, onde se fala até em criação de outra instituição para separar homens e mulheres.
Veja mais sobre o direito das mulheres:
https://brainly.com.br/tarefa/32430606
#SPJ3