Nas conferências ambientais mundiais, importantes documentos resultaram para que possam ser seguidos pelos países que participaram. Assinale as alternativas que se referem a alguns destes documentos:
Carta da Terra
Agenda 21
Agenda 2030
Estatuto da Criança e Adolescente- ECA
Soluções para a tarefa
Carta da Terra:
A Carta da Terra é um documento, proposto durante a Rio-92, voltado para assuntos acerca de uma sociedade global pacífica, justa, sustentável. Ela propõe uma mudança de hábitos para alcançar um futuro melhor para todos os cidadãos do planeta.
Os principais temas abordados pelo documento são: direitos humanos, democracia, diversidade, desenvolvimento econômico e sustentável, erradicação da pobreza e paz mundial.
A Carta da Terra é uma inspiração para a busca de uma sociedade em que todos sejam responsáveis por ações de paz, respeito e igualdade.
Assim, ela preza pelo bem-estar mundial ao tratar de temas éticos de suma importância para todos os cidadãos do século XXI.
De tal modo, ela é um importante instrumento de educação e que deve ser apresentado nas instituições educacionais.
Agenda 21:
A Agenda 21 é um documento assinado por 179 países durante a "Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento" ou "ECO-92", realizada na cidade do Rio de Janeiro.
O seu principal objetivo é criar soluções para os problemas socioambientais mundiais, baseando-se no seguinte pensamento: “pensar globalmente, agir localmente”.
Esse documento é um compromisso político que buscar aliar o desenvolvimento econômico com a cooperação ambiental e social. Para isso, são necessárias estratégias, planos e políticas específicas em cada localidade em que a agenda for aplicada.
A Agenda 21 representa uma aliança entre todos os povos, um instrumento importante e necessário que visa o planejamento participativo na construção de sociedades sustentáveis. Ela une métodos de proteção ambiental, justiça social e a eficiência econômica.
Agenda 2030:
A Agenda 2030 é um documento que objetiva orientar as nações do planeta rumo ao desenvolvimento sustentável, além de erradicar a pobreza extrema e reforçar a paz mundial.
Para que isso aconteça, são sugeridos diversos programas e ações a serem desenvolvidos pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), no período de 2016 a 2030.
O documento foi concluído em setembro de 2015, em Nova York, após debates e reuniões entre os delegados dos países membros da ONU. Nele, é reforçado o acordo entre as partes envolvidas que se comprometem no avanço e estabelecimento de ações rumo ao desenvolvimento sustentável em todo o planeta
A agenda 2030 se baseia nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas complementares, atingindo três pilares: econômico, social e ambiental.
Estatuto da Criança e do Adolescente:
Em 1990, com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, crianças e adolescentes passaram a ser considerados pessoas. Foi preciso esse pequeno livro, com regras, direitos e deveres, para dispor a respeito de princípios básicos às crianças e adolescentes brasileiros.
O estatuto nada mais é que uma Constituição que prevê a eles todos os direitos humanos fundamentais, como à educação, ao lazer, à dignidade, à saúde, à convivência familiar e comunitária, aos objetos pessoais.
Se levar em conta o que está escrito na questão e puder assinalar mais de uma alternativa, as alternativas A, B e C estariam corretas, pois tem ligação direta com questões ambientais.
Carta da Terra, Agenda 21 e Agenda 2030