Nas classes de alfabetização, é comum o aluno transportar para a escrita a palavra como a pronuncia, não levando em conta a forma ortográfica, ou seja, não sabendo o que pertence à fala e o que pertence à escrita. O desconforto decorrente dessa transposição errônea vai acompanhá-lo por boa parte ou por toda a sua trajetória de aprendizado da língua portuguesa.
Fonte: (Almeida, Veridiana. Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Curitiba: Fael, 2010, p. 49)
Que problemas a confusão entre fala e escrita pode trazer para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Quais são as diferenças entre escrita e fala e qual a importância delas para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Como o professor pode orientar os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental para que aos poucos eles percebam as diferenças entre essas duas modalidades? Discorra em um texto entre 10 e 15 linhas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Olá!
No caso em questão podemos afirmar que muitos são os problemas relacionados a alfabetização na fase escolar do enino fundamental.
Isso porque as crianças ainda estão aprendendo a relacionar a linguagem falada a linguagem escrita, então é muito comum ocorrer que palavras que são escrita de forma diferente da falada serem escritas de maneira errada.
Além disso, os estrangeirismos são muito comuns e podem confundir as crianças, que podem se utilizar dessas palavras em meio a escrita. O papel do professor então é mostrar aos alunos que a forma oral é diferente da escrita e que ambos tem sua importância, devendo, portanto, a linguagem culta escrita ser atendida de forma correta.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás