Química, perguntado por julianonogueira, 1 ano atrás

Nas cidades onde ocorrem grandes nevascas costuma-se utilizar sal para derreter o gelo mais rapidamente, evitando problemas com seu acumulo nas ruas. Ao se adcionar sal ao gelo, ocorre uma redução do ponto de fusão da água, fazendo com que o gelo derreta em temperaturas menores que a temperatura de fusão padrão (próximo a 0 ºC). Como nas cidades onde ocorrem as nevascas as temperaturas, geralmente, se mantem em níveis negativos por certo tempo, o gelo não iria derreter, pois isso so aconteceria ao atingir temperatura de fusão. Com adição de sal essa fusão pode ocorrer em temperaturas inferiores a 0 ºC, evitando o acumulo de gelo nas ruas. Assim, considere uma nevasca ocorrida em uma determinada cidade na qual a temperatura se mantem em -17 ºC. Com base no diagrama de fases H2O-NaCl, qual seria a concentração aproximada de sal para derreter o gelo sem grandes desperdícios do mesmo?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Whatson
3
Pelo gráfico, quando a temperatura é de -17ºC, o ponto de saturação de sal para não haver desperdício é por volta de 21% (mais que 20%, onda ainda há neve, e menos que 25%, onde já há sal não dissociado).

julianonogueira: qria entender melhor como chegou a essa conclusão se não for abusar muito de sua ajuda! rsrsrs
Whatson: Imagine! É só você traçar um eixo horizontal partindo da temperatura -17ºC, e ver onde ele intercepta a linha do gráfico, daí você traça nesse ponto um eixo vertical que desce até o eixo X e encontra aproximadamente a porcentagem (isso ficou confuso?)
julianonogueira: ficou mais claro.muito obrigado
Perguntas interessantes