Informática, perguntado por shippandotp, 11 meses atrás

Nas cidades, impera a invisibilidade dos sujeitos que usam drogas – principalmente aqueles que estão em situação de extrema vulnerabilidade. A criminalização do tema faz com que as questões relacionadas ao uso de drogas sejam tratadas de forma simplista: como um “problema de polícia” e de confinamento dos envolvidos, constituindo uma verdadeira guerra, que não é contra as substâncias, mas sim contra pessoas. Estima-se no Brasil que a “guerra às drogas” mata pelo menos 30 mil pessoas por ano, em sua maioria jovens, pobres, negros e negras, moradores das favelas e periferias metropolitanas. Os sobreviventes superlotam os cárceres, 27% dos quase 600 mil presos são processados ou condenados por “tráfico” de drogas. Entre as mulheres, essa proporção chega à metade.
MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética e Sociedade. Maringá -PR: Unicesumar, 2019, (adaptado).

Considerando o exposto no excerto acima, avalie as afirmativas:

I. No Brasil cerca de 30 mil mortes são ocasionadas por ano pela “guerra às drogas”, que atinge, majoritariamente, negros e negras, pobres, dentre outros.
II. A situação dos sujeitos que usam drogas é de vulnerabilidade e de invisibilidade, a qual tem sido tratada por um viés que simplifica a realidade.
III. O combate ao uso de drogas tem se resumido como algo a ser solucionado com o encarceramento dos envolvidos e como “caso de polícia”.

É correto que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III.

Soluções para a tarefa

Respondido por apampddu6f
3

Resposta:

Alternativa 5. Todas estão corretas.

Explicação:

Respondido por LarissaMoura3
1

Alternativa 5:  I, II, III.

No Brasil, ocorrem cerca de 30 mil mortes provocadas por ano pela “guerra às drogas”, que se caracteriza por atingir, em sua maioria, negros e negras, pobres, entre outras camadas mais vulneráveis da população.

A situação dos sujeitos que utilizam drogas é classificada como de vulnerabilidade social e de invisibilidade, em que tem sido considerada através de um viés simplificador da realidade. O combate ao uso de drogas apenas está envolvido com o encarceramento dos envolvidos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes