Nas aplicações de feixes tubulares, deseja-se determinar o coeficiente de transferência de calor médio, pois ele engloba todo o feixe de tubos. A convecção sobre um feixe de tubos (também denominada de matriz ou banco de tubos) com escoamento cruzado se faz presente na produção de vapor, em trocadores de calor e em condicionadores de ar, por exemplo. Nestas situações:
Assinale a alternativa que descreve corretamente um escoamento cruzado.
Escolha uma:
a.
Um fluido de velocidade V escoa perpendicularmente à matriz tubular enquanto um outro fluido com temperatura distinta percorre o interior dos tubos.
b.
Um fluido de velocidade V escoa perpendicularmente à matriz tubular enquanto outro fluido com temperatura idêntica percorre o interior dos tubos.
c.
Um fluido de velocidade V escoa paralelamente à matriz tubular enquanto outro fluido com temperatura distinta percorre o interior dos tubos.
d.
Um fluido de velocidade V escoa paralelamente à matriz tubular enquanto um fluido com temperatura idêntica percorre o interior dos tubos.
e.
Um fluido de velocidade V escoa perpendicularmente à matriz tubular enquanto um fluido com temperatura distinta permanece parado no interior dos tubos.
A região de ataque do fluido ao se aproximar do cilindro ocasiona uma região de estagnação da velocidade, ou seja, um ponto no qual a velocidade pode ser considerada zero. Por outro lado, ocorre o incremento da pressão.
Assinale a alternativa que indica corretamente a direção em que, a partir dessa região, a pressão se reduz.
Escolha uma:
a.
Na direção x até atingir o maior valor atrás do cilindro.
b.
Na direção x até atingir o menor valor atrás do cilindro.
c.
Na direção y até atingir o menor valor atrás do cilindro.
d.
Na direção y até atingir o maior valor atrás do cilindro.
e.
Na direção x até atingir a estagnação na frente do cilindro.
Ao se abordar um problema de condução de calor transiente, uma maneira muito simplificadora consiste em verificar a validade do método de capacitância global. Para isso, determinamos o comprimento característico da esfera e, na sequência, o número de Biot.
Essas metodologias utilizadas até o momento para abordar o problema de condução de calor transiente são interessantes para aquelas situações nas quais:
Escolha uma:
a.
A geometria do sólido não é considerada.
b.
A geometria do sólido é ‘comportada’.
c.
A geometria do sólido não é bem definida.
d.
A geometria do sólido não é comportada.
e.
Não depende da geometria do sólido.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Um fluido de velocidade V escoa paralelamente à matriz tubular enquanto outro fluido com temperatura distinta percorre o interior dos tubos..
Na direção x até atingir o menor valor atrás do cilindro..
A geometria do sólido é ‘comportada’..
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás