Nas análises do Materialismo Histórico e Dialético, em especial, no pensamento de Karl Marx, está a construção da ordem social fundada nos interesses socioeconômicos da classe burguesa, quando falamos do capitalismo. Para o pensador alemão, a educação é um dos instrumentos desta relação de dominação. A escola reproduz os interesses da classe dominante e busca incutir nos alunos, em especial nos filhos da classe operária, a “naturalização” das relações capitalistas de produção. Mas não é só a escola que cumpre esta função, as instituições criadas dentro da sociedade capitalista tendem a defender ou serem limitadas pelos interesses da classe dominante.
Sobre o materialismo histórico e dialético e as defesas de Marx em relação ao papel das instituições sociais que representam a classe burguesa, analise as afirmativas a seguir:
I. A burguesia pode ser destituída de seus interesses em países liberais democráticos. As ideias de liberdade e direitos individuais prejudicam a ambição capitalista e a visão de riqueza e desigualdade defendidas no capitalismo.
II. Os meios de comunicação acabam por propagar os ideais da classe burguesa e da dominação capitalista. Na mídia, a valorização do consumo associada aos desejos pessoais acabam estimulando uma vida dedicada aos ideais exclusivamente pessoais.
III. Para Marx, a burguesia acaba por moldar as instituições de dominação na sociedade capitalista reproduzindo os seus valores e propagando os seus interesses. O Estado democrático e de direito é uma forma de valorizar a cidadania e garantir a propriedade privada.
IV. A educação também é uma instituição que reproduz os valores burgueses. A competição, a valorização da individualidade e a preparação dos alunos para o mercado de trabalho são metas estabelecidas para adaptar os indivíduos para os interesses da sociedade capitalista.
É o correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III apenas.
Alternativa 2:
II, III e IV apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV
I, III e IV apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:II, III e IV
Explicação:
O pensamento socialista científico, fundado por Karl Marx, traz acepções a respeito do materialismo histórico-dialético e sobre o papel das instituições sociais na efetivação do Capitalismo. Tal efetivação do Capitalismo perpassa, necessariamente, pelas ideias liberais e pelo individualismo, sendo assim, a afirmação I é falsa. A alternativa correta é, portanto, a alternativa 2: II, III e IV apenas.
O que defende Marx?
O Socialismo Científico, ou socialismo marxista, foi desenvolvido pelo teórico Karl Marx juntamente com Friedrich Engels. Como diz o nome, o socialismo científico fundamenta-se na análise e na crítica científica a respeito do capitalismo, baseada principalmente no materialismo histórico-dialético.
O socialismo científico difere-se do socialismo utópico principalmente em relação ao modo como o Capitalismo seria superado. Para o último, existe a possiblidade de superação do capitalismo através do diálogo. Já para o socialismo científico, a única maneira de superar o capitalismo é através da sua destruição e da instauração de uma ditadura do proletariado.
Entenda mais sobre o socialismo científico aqui: https://brainly.com.br/tarefa/105717
#SPJ1