Nas alternativas abaixo, estão listadas as definições das perspectivas em que os currículos podem ser compostos. Dentre elas, assinale a definição de perspectiva transdisciplinar.
É uma grade fechada que não se comunica entre si, nem com a realidade na qual está inserida.
Essa perspectiva é adotada na metodologia de projetos, em que os conhecimentos são trazidos para a resolução dos problemas propostos pelos alunos.
Ultrapassa a visão fragmentada do currículo por disciplinas, mas transpõe as disciplinas de modo a articular o conhecimento em seus vários diálogos com as áreas do conhecimento.
É o currículo organizado por multi e variadas disciplinas isoladas.
Significa a interação e a comunicação entre campos do saber, ou disciplinas, o que gera a integração do conhecimento em áreas significativas.
Soluções para a tarefa
5) Segundo Hernández (1998), uma proposta para começar a abordar a perspectiva transdisciplinar em educação deveria começar a se perguntar sobre o porquê de determinadas disciplinas, e não outras, estarem no currículo, com que função as disciplinas entraram no currículo, etc. Tal movimento, para que se torne ativo e efetivo, deve ser realizado:
Resposta: a) Por meio de um processo reflexivo sobre o currículo, e sobre as disciplinas que o compõem, entre todos os indivíduos pertencentes ao processo de ensino-aprendizagem.
Explicação: Resposta correta
Para que possamos ter um processo transdisciplinar qualificado, torna-se fundamental a reflexão entre todos os indivíduos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, analisando as disciplinas que compõem o currículo escolar.
Essa ação vai além da atuação do professor em sala de aula, pois retoma a necessidade de rever o currículo de forma dialogada e integrada em espaços como as reuniões de professores. Compreende-se o currículo como um documento ativo e que pode ser alterado, caso necessário.