Não tomar atitude alguma no campo da responsabilidade social ou de sustentabilidade é o maior risco que uma empresa pode correr. Essa é a opinião de Dave Kimbell, presidente da rede norte-americana de lojas de beleza ULTA Beauty. Para o executivo, afastar-se dos problemas do mundo pode ter funcionado para os negócios anos atrás. “Hoje, você precisa saber o seu impacto no mundo”, diz.
Diante dessa fala de um alto executivo, responda:
1- Para você, uma empresa que apoia ações socioambientais receberá como retorno do investimento lucro ou prejuízo?
2- Pesquise na internet uma empresa que tenha algum projeto social ou ambiental e explique seu funcionamento, benefícios, custos e se proporciona alguma melhoria para as pessoas e/ou meio ambiente.
Após realizar suas reflexões, elabore um pequeno texto, contendo o mínimo 30 e o máximo de 40 linhas, expondo sua argumentação, acerca do solicitado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Lucro, pois a sociedade vê com bons olhos empresas que estão preocupadas com o meio ambiente e com causas sociais, desse modo ó consumo de produtos e serviços dessa empresa tende a crescer, e existem situações que a mesma pode conseguir incentivos governamentais.
2. Bunge cria embalagem biodegradável para margarina
São Paulo - Foram dois anos de intensas pesquisas na subsidiária brasileira da Bunge, uma das maiores empresas de alimentos e de fertilizantes do mundo, para desenvolver uma embalagem feita de material orgânico e biodegradável. O intento, bem sucedido, deu origem a uma embalagem de menor impacto ambiental usada por um dos produtos da empresa, a margarina Cyclus. A empresa também tem atuado na redução de resíduos. No ano passado, diminuiu em 14% o volume de PET usado nas embalagens de óleo vegetal. Outra frente de atuação é no incentivo à reciclagem. A Bunge mantém 60 postos de coleta de óleo em padarias de toda a região metropolitana de São Paulo.
Amanco investe em materiais de menor impacto ambiental
São Paulo - Em busca de matérias-primas menos poluentes, a fabricante de tubos e conexões Amanco inovou na formulação de seus produtos com o uso de tecnologias mais limpas. Um destaque da empresa foi a substituição do solvente tolueno, que pode causar dependência nos trabalhadores que inalam seu vapor, por outro de menor impacto para a saúde e para o meio ambiente. Pela iniciativa, a empresa ganhou em 2009 o selo Sustentax, que certifica produtos sustentáveis. De lá pra cá, num esforço de engenharia de materiais, a empresa também alternou a fórmula de outros de seus produtos, como os estabilizantes, que deixaram de levar chumbo em sua composição, eliminando riscos de intoxicação pelo metal entre seus funcionários.
Explicação: