Biologia, perguntado por MPelizon, 1 ano atrás

Nao to conseguindo resolver
Considere duas formas de caracois quanto a coloraçao de suas conchas: clara e escura. Esses caracois constituem alimento para certos passaros. Suponha que o local onde vivem se torne gradativamente escuro e que os caracois de concha escura aumentem em numero. Explique esse fenomeno segundo as teorias de Lamarck e Darwin.

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
4
Os caracóis da questão servem de alimento a certos pássaros. Uma mudança ambiental poderia ser causada por poluição do meio ou por mudanças na vegetação. A partir dai, as teorias de Lamarck e de Darwin (século XIX) explicariam de modo diferente a variação populacional desses caracóis:

Segundo o Lamarckismo, só haveria uma variedade de caracóis que se adaptavam constantemente para sobreviver. Num ambiente mais escurecido, as conchas iriam ficando mais escuras, como "resposta" à mudança ambiental e seus descendentes nasceriam com essa característica adquirida. Por isso o aumento populacional dos caracóis de concha escura e o quase desaparecimento dos de concha clara.Teria havido uma "transformação".
Segundo o Darwinismo, havia 2 variedades de caracóis quanto a coloração das suas conchas. Inicialmente, a variedade de concha clara era mais numerosa por ser menos visível para os pássaros predadores. A mudança ambiental fez com que ficassem mais visíveis (ao contrário da variedade escura) e sua população foi diminuindo. A variedade de concha escura, agora com o ambiente a seu favor, conseguia sobreviver mais e deixar mais descendentes. 
Resumindo:
Pela teoria de Lamarck, as espécies sobreviveriam pela sua capacidade de se transformar frente às mudanças ambientais. "Os indivíduos se adaptariam para evoluir", diria Lamarck.
Pela teoria de Darwin, são as pressões ambientais que vão selecionando os indivíduos dentro de uma população. Aqueles que nasceram com certas adaptações favoráveis, a este ou aquele ambiente, são os que têm mais chances de sobreviver e deixar mais descendentes, transmitindo essas suas características adaptativas a eles. Com o tempo, a parcela de indivíduos possuidores dessas adaptações favoráveis tende a aumentar na população. "Uma espécie evolui pelas adaptações favoráveis que já existem em indivíduos de sua população", diria Darwin.

Obs.: Embora hoje desacreditada, a teoria evolutiva segundo Lamarck foi importante por combater a ideia do fixismo das espécies e por envolver, pela 1ª. vez o termo "adaptação" dentro dos estudos evolutivos. A teoria evolutiva de Darwin foi atualizada no século XX, quando se compreendeu que as variações adaptativas dos indivíduos têm origens genéticas.

Espero ter ajudado.

MPelizon: Aaaaai muito obrigada tu me salvou.
Perguntas interessantes