Não somos tão especiais
Todas as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas por outros animais, ainda que em menor grau.
INTELIGÊNCIA A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40. A maioria das aves e mamíferos tem algum tipo de raciocínio.
AMOR O amor, tido como o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte.
CONSCIÊNCIA Chimpanzés se reconhecem no espelho. Orangotangos observam e enganam humanos distraídos. Sinais de que sabem quem são e se distinguem dos outros. Ou seja, são conscientes.
CULTURA O primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e primatas que são capazes de aprender novos hábitos e de transmiti-los para as gerações seguintes. O que é cultura se não isso?
Extra, extra. Este macaco é humano.
BURGIERMAN, D. Superinteressante, n. 190, jul. 2003.
O título do texto traz o ponto de vista do autor sobre a suposta supremacia dos humanos em relação aos outros animais. As estratégias argumentativas utilizadas para sustentar esse ponto de vista são
A definição e hierarquia. B exemplificação e comparação. C causa e consequência. D finalidade e meios. E autoridade e modelo.
LC - 2o dia | Caderno 7 - AZUL - Página 9
LAERTE. Disponível em: http://blog.educacional.com.br. Acesso em: 8 set. 2011.
Que estratégia argumentativa leva o personagem do terceiro quadrinho a persuadir sua interlocutora?
A Prova concreta, ao expor o produto ao consumidor. B Consenso, ao sugerir que todo vendedor tem técnica. C Raciocínio lógico, ao relacionar uma fruta com um produto eletrônico. D Comparação, ao enfatizar que os produtos apresentados anteriormente são inferiores. E Indução, ao elaborar o discurso de acordo com os anseios do consumidor.
Soluções para a tarefa
1. As estratégias argumentativas utilizadas para sustentar o ponto de vista de que os humanos não são "especiais" são B exemplificação e comparação.
O autor descreve detalhadamente situações e comportamentos que ocorrem no mundo animal, exemplificando-os para que o leitor se familiarize com os fatos apresentados.
Posteriormente, o autor ressalta as semelhanças que todos esses fatos possuem com algumas características humanas, colocando-as em uma situação de proximidade ou paridade. Essa estratégia pode ser definida como uma comparação.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/9733607
2. Na tirinha, o personagem utiliza a estratégia argumentativa da E Indução, ao elaborar o discurso de acordo com os anseios do consumidor.
Nessa tirinha, uma bruxa e uma cobra oferecem uma maçã a uma princesa. A princesa recusa ambas as ofertas. Posteriormente, um vendedor oferece a mesma maçã à princesa, afirmando que, com o adicional de 10 reais, ela ganharia um celular. Com isso, a princesa finalmente aceita a maçã.
Ou seja: o adicional de 10 reais para ganhar o celular foi usado como um atrativo para que a princesa aceitasse a maçã, o que era o objetivo inicial da cobra e da bruxa.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/47544365