Não somos tão especiais Todas as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas por outros animais, ainda que em menor grau. 1. INTELIGÊNCIA A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40. A maioria das aves e mamíferos tem algum tipo de raciocínio. 2. AMOR O amor, tido como o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte. 3. CONSCIÊNCIA Chimpanzés se reconhecem no espelho. Orangotangos observam e enganam humanos distraídos. Sinais de que sabem quem são e se distinguem dos outros. Ou seja, são conscientes. 4. CULTURA O primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e primatas que são capazes de aprender novos hábitos de transmiti-los para as gerações seguintes. O que é cultura se não isso? 1) No texto, para defender a ideia de que “os humanos não são especiais” o autor apresenta exemplos e comparações, em forma de tópicos. Agora, você deve reescrever o texto organizado em parágrafos. Para isso, deve manter as informações originais, adicionando apenas operadores argumentativos. Ajuste a concordância dos verbos e preposições, caso seja necessário.
Soluções para a tarefa
Reorganizando o texto com operadores argumentativos, temos:
"Não somos tão especiais. Todas as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas por outros animais, ainda que em menor grau.
Por exemplo, a inteligência a ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40. A maioria das aves e mamíferos tem algum tipo de raciocínio.
Tal como, o amor tido como o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte.
Assim também é a consciência, Chimpanzés se reconhecem no espelho. Orangotangos observam e enganam humanos distraídos. Sinais de que sabem quem são e se distinguem dos outros. Ou seja, são conscientes.
Consequentemente a cultura, o primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e primatas que são capazes de aprender novos hábitos de transmiti-los para as gerações seguintes. O que é cultura se não isso?"
(Reescrita do texto "Não somos tão especiais")
Observação: Os operadores argumentativos estão destacados ao decorrer do texto.
O que são operadores argumentativos:
Sãos chamados de operadores argumentativos, elementos de escrita que tem a função de inserir novas informações ao texto. Muitas vezes são reconhecidos como conectores, porém sua função de trazer ênfase a um argumento.
Entenda melhor o uso de operadores argumentativos:
https://brainly.com.br/tarefa/20622714?referrer=searchResults
Bons estudos!
#SPJ1