Português, perguntado por amandazoe2009oxzsa5, 1 ano atrás

Não sei se gosto mesmo da minha namorada, diz um amigo para outro.Ele sabe.Não sei se quero continuar com a vida que tenho, pensamos em silêncio.Sabemos, sim.Sabemos tudo o que sentimos porque algo dentro de nós grita. Tentamos abafar esse grito com conversas tolas,elucubrações, esoterismo, leituras dinâmicas, namoros virtuais, mas não importa o método que iremos utilizar paraprocurar uma verdade que se encaixe em nossos planos: será infrutífero. A verdade já está dentro, a verdade se impõe,fala mais alto que nós, ela grita. [...]A verdade grita. Provoca febre, salta aos olhos, desenvolve úlceras. Nosso corpo é a casa da verdade, lá de dentrovêm todas as informações que passarão por uma triagem particular: algumas verdades a gente deixa sair, outras a genteaprisiona e finge esquecer. Mas há uma verdade única : ninguém tem dúvida sobre si mesmo. [...]Eu não sei se teria coragem de jogar tudo para o alto.Sabe.
O texto transcrito trata das “verdades"que, segundo a autora, “gritariam dentro de cada um de nós. Quais são elas?
a)Para tratar desse assunto, a autora utiliza uma estrutura sintática recorrente. Transcreva os períodos em que ocorre essa estrutura.
b)Qual a estrutura sintática desses períodos?
c)De que maneira o uso dessa estrutura contribui para a construção do sentido do texto?

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
204

1. As "verdades" que "gritariam dentro de cada um de nós" são aquelas sobre o que sentimos, as verdade sobre nós mesmos.

Os trechos "sabemos tudo o que sentimos porque algo dentro de nós grita" e "ninguém tem dúvida sobre si mesmo" comprova essa resposta.


a) Os períodos são: "Não sei o que está acontecendo comigo", "Não sei se gosto mesmo da minha namorada", "Não sei se quero continuar com a vida que tenho", "Eu não sei se teria coragem de jogar tudo para o alto", "Eu não sei por que sou assim".


b) Todos os períodos são compostos por subordinação.


c) O uso da subordinação ajuda a acentuar a falta de autonomia das pessoas em relação àquilo que sentem.

Respondido por Matheusieti
1

1) O trecho faz um paralelo com as verdades que existem em nossa mente, ou seja, as sensações que sentimos e os valores que elas representam. Analisar esse olhar é entender que a construção da identidade do indivíduo, parte do auto conhecimento e das diferentes formas que contemplamos as situações ao nosso redor, seja de forma positiva, ou sob circunstâncias de aprendizagem.

1A) O uso dos períodos estão presentes em:

1b) Identificamos cada período a partir da subordinação no segundo e terceiro parágrafo.

Como vemos uma acentuação do que o autor quer nos passar nesses períodos?

1c) A partir do uso da  subordinação que exalta a falta de autonomia, já que todo indivíduo deve possuir um olhar ampliado sobre aquilo que sente e deseja.

Mais sobre a identidade do indivíduo:

https://brainly.com.br/tarefa/17153370

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes