Português, perguntado por sarahdurao3464, 11 meses atrás

Não sei se aquilo de que me lembro hoje foi mesmo o começo verdadeiro. Em Santos, onde morávamos, minha mãe me lia histórias, meu pai gostava de declamar poesias. Foi em algum momento do ginásio – por volta do que hoje seria sexta ou sétima série – que li de começo a fim um romance: Inocência, de Taunay. Essa é minha mais remota lembrança de leitura de romance brasileiro. [...]Até então, leitura era uma coisa doméstica. Tinha a ver apenas comigo mesma, com os livros que havia na estante de quinquilharias de meu pai e com os volumes que avós, tias e madrinha me davam de presente. No cardápio destas leituras, Monteiro Lobato, as aventuras de Tarzan, os volumes das Bibliotecas das Moças. O Sítio do Picapau Amarelo, as florestas africanas, castelos e cidades europeias constituíam a geografia romanesca que preenchia meus momentos livres.No texto, a autora apresenta suas memórias de leitura, valendo-se da função da linguagem emotiva. O predomínio dessa função da linguagem pode ser constatado por meio do(a) A preocupação em estabelecer contato com o canal de comunicação. Bênfase atribuída aos escritores e personagens brasileiros. C opção por valorizar os aspectos formais da mensagem. D série de histórias infantis citadas ao longo do texto. E destaque dado ao ponto de vista da autora.

#SAS
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
13

Alternativa correta: Letra e. Destaque dado ao ponto de vista da autora.

Observa-se no texto a predominância da função emotiva da linguagem. É evidente que a função emotiva tem como principal característica o foco no ponto de vista do autor.

Assim, nesses textos que predominam tal função, notaremos a presença de grande emoção do eu lírico, colocação de seus pensamentos e pontos de vista, além de seus sentimentos exacerbados, como se pode notar no texto de caráter emotivo acima.

Respondido por samueladrianosergio
11

Para quem veio pelo classroom e não encontrou a resposta certa, é essa aí:

1) Ao relatar a experiência com a prática da leitura, a autora descreve algumas sensações que teve na infância e continua até a vida adulta. Que sentido pode-se inferir do trecho: “Até hoje, com um romance na mão, é como se eu estivesse no quartinho dos fundos de minha infância, pronta para afundar na poltrona velha e gorda.”?

Resposta:

c) A cada romance lido, que encante a autora, que a seduza para o mundo da leitura, ela se entrega à magia do momento que só um livro pode reservar ao leitor.

2)  Releia o trecho do relato: “Na classe tinha uma menina chamada Maria Inocência. Loira desbotada, rica e chata. Muito chata.” A palavra destacada é uma conjunção, neste fragmento, ela expressa uma ideia de:

Resposta:

a) adição.

espero ter ajudado!!!

Perguntas interessantes