NÃO SECONTAVA COM OS VÂNDALOS
O sistema de bicicletas públicas de Paris, inaugurado há dois anos como um exemplo para as cidades do futuro, sofre com depredações e roubos constantes
Quando as populações de várias cidades europeias aderiram com entusiasmo ao sistema de aluguel de bicicletas públicas, em meados dos anos 90, vislumbrou-se uma possibilidade real de abrandar o caos urbano causado pelo trânsito. A implantação do sistema em Paris, em 2007, tornou-se símbolo de seu sucesso. O Vélib colocou em circulação cerca de 20 000 bicicletas distribuídas por 1 450 pontos da capital francesa. Por apenas 1 euro, pode-se alugar uma delas e deixá-la em outro ponto da cidade num prazo de até 24 horas. De imediato houve redução do trânsito e uma melhora da qualidade do ar. Dois anos depois, o programa enfrenta um problema que põe em risco sua continuidade:80% das bicicletas já foram depredadas ou roubadas. (...) O prejuízo não é pequeno. Cada bicicleta do Vélib, fabricada especialmente para o sistema e com estrutura reforçada, custa 3 500 dólares.
Exemplares da frota roubada do Vélib já foram encontrados à venda no mercado negro do Leste Europeu e do norte da África. Outros foram abandonados em estradas, muitas vezes depois de ter as rodas retiradas.(...) a empresa concessionária do Vélib conserta 1 500 bicicletas por dia.
Adaptado de VEJA. São Paulo. 11 nov. 2009. p.112.
A fração simplificada que representa a quantidade de bicicletas consertadas por dia em relação ao total de bicicletas colocadas em circulação é:
A) 5/6
B) 3/4
C) 4/3
D) 6/5
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
no bzjsjnajannsnnshjsi
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Contabilidade,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Química,
6 meses atrás
Informática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás