História, perguntado por charli4rrr44edits, 6 meses atrás

Não se vá buscar altura literária nos primeiros documentos que tratam da terra recém-descoberta por Cabral: as informações dizem respeito sobretudo ao pitoresco da fauna e da flora, bem como vislumbram as virtualidades econômicas de uma empreitada colonizadora. Os interesses e os serviços da Igreja também se fariam sentir: os missionários jesuítas difundem a fé cristã e fundam a primeira escola, abrindo caminho para a forte presença que teria a representação da Santa Sé junto ao poder colonial, à futura Monarquia e mesmo à República. Os descobrimentos, que marcaram a expansão marítima europeia, estão relacionados, entre outros fatores

a) à necessidade de buscarem rotas comerciais alternativas para a Ásia e as Índias, uma vez que o Extremo Oriente vinha centralizando um comércio altamente lucrativo ao dominar as rotas do Mediterrâneo.

b) ao avanço nas técnicas de navegação interoceânica, em boa parte oriundas do contato entre árabes e ibéricos durante a Idade Média.

c) aos estímulos dos reis à corrida pela navegação da Terra, a fim de comprovar as teses de Galileu e desbancar a credibilidade da Igreja e das antigas nobrezas.

d) à tarefa catequética e expansionista da Igreja católica, que priorizava a busca por terras isoladas para enviar os “impuros” como judeus, puritanos e hereges.

e) à expansão do capitalismo, dada a urgência de aquisição de matérias-primas baratas para os processos de industrialização em pleno curso.​

Soluções para a tarefa

Respondido por felipedearaujorolim
0

Resposta: A

Explicação:

Perguntas interessantes