História, perguntado por leandroespin, 10 meses atrás

Não se pode entender a Independência da província [de Pernambuco] sem referência à tradição colonial, que, graças à experiência da guerra holandesa, gerara uma noção contratualista das relações entre a capitania e a Coroa portuguesa. Analise as assertivas que seguem sobre Pernambuco, quanto a sua veracidade (verdadeiro ou falso). I - Entre El Rei e os demais colonos prevaleceria uma sujeição natural. II - Entre El Rei e os pernambucanos havia uma rivalidade, ao se haverem libertado dos Países Nórdicos mercê de uma guerra travada por seus próprios meios. III - Vencendo a guerra sozinhos, os pernambucanos haviam, assim, retornado à suserania lusitana de livre e espontânea vontade quando poderiam ter instituído governo próprio ou recorrido à proteção de uma potência europeia. IV - Os pernambucanos esperavam contar com certas restrições à influência de Portugal na sua província, como, por exemplo, a proibição de novos impostos. As assertivas I, II, III e IV são, respectivamente: a. V, V, F, F. b. V, F, V, V. c. V, V, F, V. d. F, V, F, F. e. F, V, F, V.

Soluções para a tarefa

Respondido por kmp90
1

Analisando cada questão temos:


I- Verdadeiro. Era de praste para as populações de origem europeia se submeter de boa vontade ao poder monárquico pela crença deste ser um direito divido adquirido.


II- Falso. Os pernambucanos se libertaram dos Países Baixos, não Nórdicos.


III- Verdadeiro. Após a independência de Pernambuco da ocupação holandesa, os colonos retornaram à suserania portuguesa de maneira consensual, sem a necessidade de uma intervenção militar pela coroa.


IV- Verdadeiro. Uma das condições para este retorno consensual era a restrição do poder colonial, em especial a imposição de novos impostos.

Perguntas interessantes