Não se pode afirmar que a matemática desenvolve o raciocínio, mas é possível dizer que contribui para o desenvolvimento do raciocínio dedutivo. Piaget (1981) afirma que é a constituição das operações que permite a construção do número, do espaço, do tempo e da velocidade, que transforma a pré-lógica intuitiva e egocêntrica do sensório-motor em coordenação racional, ao mesmo tempo dedutiva e experimental.
Soluções para a tarefa
Para Piaget o construtivismo se baseia na moral que se estabelece as ações.
Segundo a teoria de Piaget, uma criança com menos de 12 anos não está pronta para ser responsabilizada moralmente por suas ações.
Pois nessa faixa etária a criança ainda está sendo moldada enquanto ser da sociedade, ou seja, ela não terá o total discernimento de suas próprias ideias e desejos.
Segundo Piaget por estar nessa fase, as crianças não teriam o discernimento daquilo que é moralmente correto e errado.
Logo, uma criança com menos de 12 anos não está pronta para ser responsabilizada moralmente por suas ações e atitudes.
Bons estudos!
Resposta:
A figura pode ser interpretada de várias formas, diante do senso comum aquele conhecimento adquirido mediante a sabedoria popular, porém diante de uma visão, mas elaborada seja uma visão da física, do raciocínio lógico matemático envolve uma visão, mas aprofundada, mostrando que o conhecimento pode ser interdisciplinar, portanto o conhecimento do raciocino lógico o qual conduz uma compreensão e análise dos fatos e não apenas uma memorização, mas a noção de lidar com as questões numéricas.
O conhecimento lógico-matemático segundo Piaget (1978), é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também das ações sobre os objetos. Portanto, ela não pode ser ensinada por repetição ou verbalização, a mente não é uma tábula rasa. Segundo Morgado (1986), a escola tradicional, baseada na transmissão oral dos conhecimentos, foi criticada por Piaget por considerar a criança como um ser passivo e vazio, onde se poderiam imprimir os conhecimentos que o docente quisesse.
Piaget ainda afirma que o ensino deveria formar o raciocínio, conduzindo à compreensão e não è memorização, desenvolvendo um espírito criativo e não repetitivo. O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução correta, de acordo com seu nível de desenvolvimento psicogenético, através de trabalhos práticos individuais ou em grupo, de diálogo entre colegas ou com o professor.
Explicação: