Português, perguntado por beeatrizrizzobr, 1 ano atrás

Não podemos separar a história da Ciência do período histórico da humanidade. Assim, o “fazer científico” em cada época tem seus métodos diferentes. No século XX, posteriormente as duas Guerras Mundiais, alguns pensadores colocam a necessidade primordial de questionamento entre virtude e ciência, entre ética e pesquisa, autoridade política e consciência individual. Tais questionamentos fazem parte de um momento histórico. Com o evento da internet, a circulação de conteúdo propicia que milhões de pessoas, em diversas localidades, tenham acesso ao mesmo conteúdo de forma imediata e concomitantemente. As notícias falsas, sempre existentes, denominadas agora de fake news tem suscitado atualmente discussões tanto entre o público em geral, os jornalistas, quanto entre os cientistas que, muitas vezes, encontram as suas inovações científicas desmoralizadas rapidamente na divulgação de fake news.

Podemos afirmar que isso ocorre porque estamos inseridos na sociedade:

a.
Atual, onde a ciência está acima do processo histórico e do contexto social em que está inserida.

b.
Da Informação que possibilita a circulação de informação velozmente.

c.
Medieval em que o discurso dogmático religioso impede a divulgação de informação.

d.
Antiga em que a Ciência é execrada.

e.
Da informação, na qual a relação entre sociedade e o “fazer científico” é inexistente.

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannazirondi
6

Olá,


A questão traz uma abordagem contemporânea e atual, acerca da prática e infiltração de notícias falaciosas e falsas, cunhadas popularmente de "fake news" e que, em muito, tem prejudicado na elaboração e compartilhamento de posicionamentos reais e verdadeiros, bem como, na confiança e credibilidade depositada nos meios que deveriam receber suas reais notoriedades.


Analisando cada informação, é possível conferir que essa contextualização, de fato, refere-se ao momento atual, porém não trata-se de um período em que a ciência está acima do contexto social ou com discurso de cunho religioso, haja vista, que muitas são as informações que contradizem as questões científicas e em nada possuem relações com caráteres dogmáticos. Também não é um período em que a ciência é execrada, uma vez que continua sendo um dos principais pilares que sustentam o conhecimento sociocultural. E, nem mesmo, diz acerca da inexistência do "fazer científico", pois ainda há uma separação entre o grupo de pessoas destinadas à compreensão tecno-científicas, bem como as demais parcelas da sociedade.

A melhor alternativa que traduz a veracidade da afirmação é a exposta na alternativa B, pois é no ambiente da informação, que há uma rápida disseminação de dados, sem a prévia consulta de sua veracidade, ocasionando os fakes news.


Bons estudos!

Perguntas interessantes