Pedagogia, perguntado por niceklima13, 1 ano atrás

“Não podemos entender a mundialização e a globalização como processos rápidos e simplificadores no plano teórico, mesmo que pareçam no momento inexoráveis”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pesamento geográfico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. p. 137.


A história, por sua vez, avançou, gerando nas últimas décadas seu novo período, chamado de globalização, o que afetou profundamente conceitos e categorias com os quais a geografia sempre trabalhou. Quais foram as transformações que colocaram em pauta a necessidade da discussão do quadro conceitual da geografia? Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre as transformações:


I. O enfraquecimento do capital e do mercado, livres da tutela estatal.


II. A queda do muro de Berlim e o fim do socialismo real fecharam o ciclo do mundo bipolar.


III. As empresas multinacionais, que não eram um fenômeno recente, tiveram difusão acelerada e sistemática por todo o mundo.


IV. As mudanças de ordem financeira e produtiva, apoiadas pelas novas possibilidades de gerenciamento a distância.



São corretas as afirmativas:
A
II e III apenas.

B
I, II e III apenas.

C
I e II apenas.

D
II, III e IV apenas.

E
I, II e IV apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
8

Alternativa D.

O crescimento desse processo se deu em larga escala após a queda da URSS marcando a consolidação do capitalismo e expansão de suas bases.

A importância da avaliação das manifestações sociais feitas pelas camadas menos favorecidas, pois o objetivo dos movimentos sociais são a chegada de um objetivo favorável, que geralmente tem haver com alguma má decisão política que afeta a população.

Além disso, a busca pela erradicação das desigualdades, do preconceito e da ação de repressão do estado, só pode ser mudada através do protesto, sendo esse um dos direitos de viver em uma democracia, buscando as melhores condições e o equilíbrio no Estado em que vivemos.

Perguntas interessantes