Não podemos entender a cultura de um país sem conhecer sua arte. Seria um conhecimento parcial, reduzido. Diante da amplitude de possibilidades investigativas, reflexivas e provocativas que a arte nos coloca, é fácil sentir uma sensação anêmica aos saberes e conhecimentos que entrelaçam arte e cultura. Mas e se usarmos uma outra lente para olhar todo esse universo?
A proposta citada acima está diretamente relacionada:
A - uma ação passiva e consoante com as hierarquias.
B - ao olhar atento, sem preocupação crítica.
C - a uma iniciativa mais problematizadora de tudo que nos rodeia.
D - a uma ação otimista e conformada com a realidade, que reconhece as opressões.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C
Explicação:
C - a uma iniciativa mais problematizadora de tudo que nos rodeia. Se de artista e louco, todo mundo tem um pouco, pensar criticamente é imprescindível para nossas ações cotidianas. Problematizar tudo o que nos rodeia é a evidência de nossa ação crítica, política, ou seja, cidadã.
Essa é a resposta correta.
O texto explicita a forma que o ser humano olha para o que está ao seu redor e o observa de modo crítico (C).
Ter atitude crítica é ter senso de questionamento, pergunta, debate e estar sempre preocupado em saber o motivo e a origem das coisas.
Filosofia, em sua raiz epistemológica, significa "amigo da sabedoria", ou seja, a filosofia é um princípio, segundo os filósofos helênicos, que tem como pressuposto guiar-se exclusivamente pela razão, a fim de encontrar explicações plausíveis acerca da natureza e do mundo.
Assim, o filósofo (aquele que pratica essa amizade) utiliza de questionamentos, perguntas, verificação para chegar a uma verdade através da sua faculdade racional.
A filosofia não teve como pressuposto acabar com a mitologia, mas trouxe à sociedade uma forma diferente de pesquisa e análise, que vai além das explicações míticas ao focar no homem e nos seus saberes.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/24797725