Não pode ser considerado como fator gerador do renascimento comercial que ocorre na Europa, a partir do século XI:
a) a crise do modo de produção feudal provocada pela super exploração da mão-de-obra, através das relações servis de produção.
b) a disponibilidade de mão-de-obra provocada, entre outros fatores, pelo crescimento demográfico a partir do século X.
c) a predominância cultural e ideológica da Igreja, com a valorização da vida extraterrena, a condenação à usura e sua posição em relação ao “justo preço” das mercadorias.
d) a aquisição das “cartas de franquias”, que fortalecia e libertava a nascente burguesia das obrigações tributárias dos senhores feudais.
e) o movimento cruzadista, que, retratando a estrutura mental e religiosa do homem medieval, se estendeu entre os séculos XI e XIII.
Soluções para a tarefa
C)a predominância cultural e ideológica da Igreja, com a valorização da vida extraterrena, a condenação à usura e sua posição em relação ao “justo preço” das mercadorias.
Não pode ser considerado como fator gerador do renascimento comercial que ocorre na Europa, a partir do século XI, a predominância cultural e ideológica da Igreja, com a valorização da vida extraterrena, a condenação à usura e sua posição em relação ao “justo preço” das mercadorias.
Resposta: Letra C.
Renascimento comercial
No final da Idade Média, período decadente do feudalismo, o comércio e as cidades ressurgiram, a produção comercial e artesanal se intensificou e surgiu uma nova classe social, os mercadores burgueses.
A expansão marítima do comércio ajudou a encontrar os produtos necessários e vender o excedente, que sofriam com o monopólio comercial de italianos e árabes e os tornavam produtos caros.
Para mais informações sobre o renascimento comercial, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/51242551
#SPJ5
![](https://pt-static.z-dn.net/files/d0b/2d50cbf53b897b3deec9d40ddcf95fe7.png)