Filosofia, perguntado por sales2703, 9 meses atrás

“Não nascemos morais, mas devemos nos tornar sujeitos morais. A construção de nossa

personalidade moral supõe uma descentração – em que superamos nosso egoísmo, em direção ao

reconhecimento do outro como um outro eu. Por isso, o processo de educação moral não deveria ser

apenas o de inculcação das normas, mas também o de estimulação da passagem da heteronomia para

a autonomia. (...) Também não nascemos cidadãos, mas devemos ser educados para a cidadania ativa,

comportamento fundamental para o exercício da democracia participativa. Não é fácil desenvolver a

política da igualdade, que estimula a solidariedade, o pluralismo e o respeito pelos direitos humanos (...).

Existe um momento que os valores são herdados, ao qual se contrapõe outro, pessoal e intersubjetivo,

de questionamento dos valores, a fim de priorizá-los ou proceder à sua revisão, quando eles deixam de

estar a serviço de nossa humanização.”



Com base no fragmento, pode-se inferir corretamente que

a) a natural cidadania do ser humano, que traz a marca da política, da abertura e do desejo à vida social.

b) a progressiva e processual passagem da amoralidade para a moralidade, mediante a educação.

c) o natural egoísmo e individualismo do ser humano, que resiste a qualquer tentativa de socialização.

d) o processo de educação moral visa a heteronomia, a transmissão e a recepção dos valores

culturais.

e) o pluralismo de interesses, vontades e desejos individuais caminha na contramão da humani-

zação da cultura.​

Soluções para a tarefa

Respondido por victoriaoliveira494
10

d) o processo de educação moral visa a heteronomia, a transmissão e a recepção dos valores  culturais.


samuellucas8858: vlw
Respondido por marinasimoes2003
8

Resposta:

Letra D :  o processo de educação moral visa a heteronomia, a transmissão e a recepção dos valores culturais.

Explicação:

As pessoas têm o desejo natural de transmitir aquilo que aprenderam com as gerações passadas. Nesse sentido, podemos compreender que as crenças, hábitos e costumes - elementos formadores da Cultura - são repassados para as gerações posteriores.

Sendo assim, a heteronomia traz consigo a ideia de que uma pessoa aprende detalhes da cultura não porque quer, mas porque ela recebe informação daqueles que possuem mais autoridade dentro do grupo social.

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