Não há mais vergonha
“Sorria, você está sendo filmado.” Há tempos, quando começamos com essa prática social de colocar câmeras em locais públicos, esse aviso tinha um sentido bem pertinente. A advertência, além de prevenir os mais incautos de que eles não estavam protegidos do olhar de julgamento do outro, fazia um apelo que ainda tinha sentido naquela época que, por sinal, é bem recente.
A interpelação contida no cartaz – em caráter imperativo – buscava fisgar o amor-próprio de cada um que o lesse para que, assim, pudesse mostrar o melhor de si aos outros que o observassem. Afinal, ninguém queria ser flagrado em atitude considerada constrangedora e que pudesse provocar vergonha.
Sim: havia vergonha, recato, decoro. Lembro, por exemplo, que no livro “Na Sala com Danuza – publicado no início dos anos 90 – um trecho dizia que determinado ato não deveria ser praticado nem mesmo na solidão de um banheiro escuro.
Bem, os tempos mudaram. As placas com o citado aviso se multiplicaram e as câmeras também, como um sinal visível de que vivemos numa sociedade do controle. Entretanto, elas registram também o descontrole das pessoas e a desorganização do espaço social compartilhado.
Uma cena gravada e apresentada na semana passada em todos os canais de TV e sites com vídeos mostrou o prefeito de São Paulo tendo
A frase do texto que apresenta a tese defendida pela autora é
A) ( )“Sorria, você está sendo filmado.”
B) ( )“...havia vergonha, recato, decoro.“
C) ( )“ ...vivemos numa sociedade do controle”.
D) ( )“A cena, explorada à exaustão, foi patética.”
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
a resposta correta é a de letra (C)
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás