ENEM, perguntado por cordeiromariene7868, 10 meses atrás

Não há lá homem influente que não tenha, pelo menos, trinta parentes ocupando cargos do Estado; não há lá político influente que não se julgue com direito a deixar para seus filhos, netos, sobrinhos, primos, gordas pensões pagas pelo tesouro da República. BARRETO, L. Os Bruzundangas. São Paulo: Editora Atica, 1985. O texto literário faz referência, por meio da verve satírica, a uma prática do poder marcada por a) alianças clientelistas e auxílios privados. b) práticas sociais e interesses democráticos. c) cortes orçamentários e pacotes de recessão. d) laços consanguíneos e favoritismos estatais. e) vínculos matrimoniais e benefícios particulares.

Soluções para a tarefa

Respondido por silvathiagoantonio
2

Alternativa (d)

"Não há lá homem influente que não tenha, pelo menos, trinta parentes ocupando cargos do Estado; não há lá político influente que não se julgue com direito a deixar para seus filhos, netos, sobrinhos, primos, gordas pensões pagas pelo tesouro da República"

É uma prática muito comum a muito tempo, pode-se dizer que acontece desde os tempos da monarquia, onde o nepotismo era atitude normal de governantes.

O texto reproduz por meio de sátira uma prática do poder marcada por Laços consanguíneos e favoritismo estatais já que o texto retrata apenas favoritismo para família.

Perguntas interessantes