Não há expressão maior da sistematização do conhecimento do que a construção de um método científico. Na formação do mundo moderno, dois pensadores expressaram a valorização de um método de compreensão dos fenômenos, Francis Bacon e René Descartes. Enquanto Bacon defendia o método indutivo, Descartes defendia o método dedutivo. Mas o que eles significam? Sabemos que são expressos fundamentais do posicionamento do ser humano diante de um objeto ou fenômeno, que deseja estudar, porém os dois tem postulados diferentes.
Nesse sentido, leia com atenção as duas definições que seguem:
Afirmação I
Quando nos deparamos com um objeto ou fenômeno a ser investigado, temos que entender que cada experiência é única e não há verdade estabelecida anteriormente que possa servir para compreender em toda a sua pureza e intensidade o desafio que está a nossa frente.
Afirmação II
Diante de qualquer fenômeno ou objetivo a ser investigado, nós estamos diante de algo que podemos compreender por meio de conceitos anteriormente estabelecidos e comprovados que nos dão uma dimensão prévia do que desejamos conhecer. Logo só conseguirei conhecer aquilo que por meio de outras verdades comprovadas já conheço.
Agora assinale a alternativa correta sobre os métodos dedutivo e indutivo.
Alternativas
Alternativa 1:
Enquanto a primeira afirmação é claramente fundada no método dedutivo. Parte de premissas anteriores para se buscar a verdade, o que defendia Descartes, a segunda é uma defesa da objetividade perceptiva defendida por Bacon.
Alternativa 2:
A afirmação I e II se complementam ao definir o método cartesiano. Valorizando o conhecimento prévio e demonstrando que não há verdade absoluta e sim variável e que a experiência é uma parte pequena na construção do conhecimento.
Alternativa 3:
Enquanto a primeira define o método indutivo, defendo por Francis Bacon, a segunda é uma expressão do método cartesiano. Na afirmação I, não se valoriza as experiências anteriores que criaram uma tese. Já na segunda afirmação, sim.
Alternativa 4:
As duas afirmações não têm qualquer relação com o método científico. Elas são apenas expressões de abstrações filosóficas sem qualquer sentido para a experiência concreta.
Alternativa 5:
As duas afirmações são ligadas à experimentação como ponto de partida de qualquer verdade. Hoje, o que temos aplicado na ciência é o método de Bacon. Já foi comprovado inúmeras vezes que o cartesianismo fracassou na construção de um método científico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 5
espero que te ajudei!!
A alternativa correta sobre os métodos dedutivo e indutivo é: Alternativa 5: As duas afirmações são ligadas à experimentação como ponto de partida de qualquer verdade. Hoje, o que temos aplicado na ciência é o método de Bacon. Já foi comprovado inúmeras vezes que o cartesianismo fracassou na construção de um método científico.
Método na Ciência: dedutivo e indutivo
A ciência é conhecimento organizado e metódico. Toda a verdade científica é construída na observação e experimentação. O método indutivo foi desenvolvido por Francis Bacon (1561- 1626) no século XVII, e é uma maneira de raciocinar que segue quatro momentos:
- observação e coleta de dados
- organização das informações
- formulação de hipóteses
- experimentação e conclusão
O método dedutivo é muito usado na matemática. Foi o método de Aristóteles e de Descartes. Parte de premissas maiores e universais, estabelece relações com premissas menores, para se chegar a conclusões particulares e portanto, se reconhecem verdades, mas não leva a novos conhecimentos.
Aprenda mais sobre Método na Ciência: dedutivo e indutivo em: brainly.com.br/tarefa/21635568
#SPJ2