Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade” (Paulo Freire).
Soluções para a tarefa
Com essa afirmação Paulo Freire mostra a importância doo tripé que compõe o ensino superior no Brasil, ensino, pesquisa e extensão, um complementa o outro como o autor apresenta.
Pois essas áreas trabalhando em conjunto são responsáveis por descobertas que impactam as vidas das pessoas na sociedade, pois a pesquisa no dá novas descobertas, essas movem o mundo. A extensão entra na hora que levamos o que foi descoberto e construído na universidade para a sociedade a fim de beneficiar a comunidade.
Resposta: A de pesquisar.
Explicação:
O trabalho docente é uma atividade complexa e desafiadora, o que exige do professor uma constante disposição para aprender, inovar, questionar e investigar sobre como e por que ensinar.
(A função de pesquisador é condição intrínseca ao profissional da Educação, já dizia Paulo Freire em sua obra Pedagogia da Autonomia.)
"Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade". (FREIRE, 2007, p. 29).