“Não há começos nem fins, não há sequências que não podem ser invertidas, nenhuma hierarquia de ‘níveis’ de texto para nos dizer o que é mais significativo ou menos significativo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 207. Considerando a citação e os conteúdos do texto-base A literatura vista da margem: os heróis pós-estruturalistas, analise as seguintes proposições, tendo em vista o posicionamento teórico pós-estruturalista de Derrida: I. O texto é visto como uma estrutura fechada. Sujeito a um significado único. PORQUE II. O texto agora aproxima-se mais do discurso, o qual está impregnado de outros discursos, como um tecido. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E As asserções I e II são proposições falsas.
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Vamos analisar cada proposição para poder, ao final, apontar a resposta correta da questão:
I - Falsa. Para o pós-estruturalismo, a análise literária deve proceder de forma desconstruída, de forma a liberar o texto para sua potencialidade de sentidos, assumindo a realidade como uma construção social. Neste sentido, as formas simbólicas devem ser analisadas como constituintes da subjetividade.
II - Verdadeira. Trata-se exatamente do referido.
Sendo a proposição I falsa e a II verdadeira, a resposta correta só pode estar na alternativa d.
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