"Não existe saber que não seja a expressão de uma vontade de poder. Ao mesmo tempo, não existe poder que não se utiliza do saber" (SILVA, 2015, p. 120). As teorias pós-críticas vão muito além do impulso crítico das teorias críticas e distanciam-se do conceito polarizado de poder. Sobre algumas das preocupações dessas teorias, analise as sentenças a seguir:
I- As relações de poder com base no marxismo, como um campo de relações econômicas do capitalismo.
II- As teorias que aprisionam os sujeitos desvelando posturas salvacionistas, progressistas e positivistas.
III- O poder e seu caráter descentralizador, multiforme e multifacetado.
IV- As questões de raça, gênero, etnia, sexualidade e com as produções discursivas envolvidas na produção do currículo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
a) Somente a sentenças I está correta.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
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I é falsa, o Marxismo é uma das bases das teorias críticas, teorias que as pós-críticas problematizam.
II é verdadeira, é justamente contra esta postura, ainda mais que o marxismo, que as teorias pós-críticas se colocam.
III é verdadeira, sendo a microfísica do poder, de Foucault, por exemplo, um fundamento teórico recorrente para estes pensadores.
IV é verdadeira, de modo a dar conta das questões de identidade, tão importantes no mundo contemporâneo.
É correta a alternativa C.
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As sentenças II, III e IV estão corretas
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