Não era e não podia o pequeno reino lusitano ser uma potência colonizadora à feição da antiga Grécia. O surto marítimo que enche sua história do século XV não resultara do extravasamento de nenhum excesso de população, mas fora apenas provocado por uma burguesia comercial sedenta de lucros, e que não encontrava no reduzido território pátrio satisfação à sua desmedida ambição. A ascensão do fundador da Casa de Avis ao trono português trouxe esta burguesia para um primeiro plano. Fora ela quem, para se livrar da ameaça castelhana e do poder da nobreza, representado pela Rainha Leonor Teles, cingira o Mestre de Avis com a coroa lusitana.
No fragmento do historiador Caio Prado Júnior, a anteposição do adjetivo em “pequeno reino” contribui para contrastar a diminuta extensão do território português à ânsia de sua burguesia comercial por expandir seus domínios. Outro adjetivo que, também anteposto ao substantivo, reforça essa caracterização é
A)Comercial
B)patrio
C)desmedida
D)Burguesia
E)Lusitana
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Resposta letra C-desmedida
Respondido por
1
Resposta: Letra C
Na expressão “desmedida ambição”, o adjetivo anteposto reforça a visão do enunciador, segundo a qual a expansão marítima portuguesa foi motivada por uma “burguesia comercial sedenta de lucros”.
Perguntas interessantes
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás