Não entendi esta pergunta, alguém me ajuda?
Uma mulher trabalhou durante 10 anos numa clínica de ressonância magnética. Seu primeiro descendente nasceu com daltonismo (herança recessiva ligada ao X). A anomalia visual já tinha sido detectada no avô dessa mulher, mas em nenhum membro da família de seu esposo. A mulher resolveu processar a clínica por danos causados pela exposição à radiação.
Se você fosse um perito em Genética, qual seria o seu depoimento no tribunal?
Soluções para a tarefa
Olá! A queixa da mulher não faz sentido.
Como foi dito no enunciado, o daltonismo é uma herança recessiva ligada o cromossomo sexual X. Logo o daltonismo é passado de geração a geração por herança genética e não mutações radioativas.
Tudo começou com o avô da mulher, um homem XY que transferiu seu gene X com alelo recessivo para a mãe da mulher. Ela não expressou a doença pois herdou um X com alelo dominante para o daltonismo de sua mãe. A mãe da mulher transferiu o gene recessivo para ela, mas novamente não expressou pois ela possuía outro gene X com alelo dominante para o daltonismo. Porém ela transmitiu o X com alelo recessivo para seu filho homem, que por ser XY já expressa a doença.
Portanto, a queixa da mulher contra a clínica não faz sentido.