Biologia, perguntado por GioESA, 1 ano atrás

Não entendi esta pergunta, alguém me ajuda?
Uma mulher trabalhou durante 10 anos numa clínica de ressonância magnética. Seu primeiro descendente nasceu com daltonismo (herança recessiva ligada ao X). A anomalia visual já tinha sido detectada no avô dessa mulher, mas em nenhum membro da família de seu esposo. A mulher resolveu processar a clínica por danos causados pela exposição à radiação.
Se você fosse um perito em Genética, qual seria o seu depoimento no tribunal?

Soluções para a tarefa

Respondido por nayhandressa
38
contra a mulher, porque apenas um gene recessivo já pode causar o daltonismo
Respondido por rodrigosr12
28

  Olá! A queixa da mulher não faz sentido.

  Como foi dito no enunciado, o daltonismo é uma herança recessiva ligada o cromossomo sexual X. Logo o daltonismo é passado de geração a geração por herança genética e não mutações radioativas.

  Tudo começou com o avô da mulher, um homem XY que transferiu seu gene X com alelo recessivo para a mãe da mulher. Ela não expressou a doença pois herdou um X com alelo dominante para o daltonismo de sua mãe. A mãe da mulher transferiu o gene recessivo para ela, mas novamente não expressou pois ela possuía outro gene X com alelo dominante para o daltonismo. Porém ela transmitiu o X com alelo recessivo para seu filho homem, que por ser XY já expressa a doença.

  Portanto, a queixa da mulher contra a clínica não faz sentido.

Perguntas interessantes