NÃO é uma característica da Grécia Antiga. a) Nunca conheceu um Estado centralizado. Organizou-se por meio de cidades-Estado, denominadas de polis. b) A Civilização Grega apresentou unidade cultural e fragmentação política. c) A civilização grega foi formada pela mistura de vários povos como aqueus, eólios e jônios. d) Não praticavam comércio, pois sua localização geográfica não lhes permitia isso.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Grécia Antiga era o que chamavam de colcha de retalhos: diversas cidades independentes que viviam sob a mesma cultura, mas sem grandes vínculos de união. Geralmente situadas ao redor do mar Egeu, tendo o mar Mediterrâneo ao sul, as cidades gregas se “expandiram” para diversos continentes.
Se você deseja saber mais sobre a Grécia Antiga, uma das civilizações que mais influenciou a sociedade contemporânea, continue lendo esse artigo.
Vamos abordar mais detalhes sobre a história, religião, arte, principais cidades e outras curiosidades (confira também os links ao longo do texto para aprofundamento).
Na ilha de Creta (sul do mar Egeu), mais ou menos no ano 3000 a.C., teria nascido e florescido a primeira grande civilização da Grécia Antiga, Creta, sendo esta civilização bastante ligada à vida no mar (por ser uma ilha).
Além disso, a ilha de Creta era um ponto de encontro entre os povos da Grécia Continental e pessoas que moravam na Região do Egito Antigo e da Mesopotâmia.
Por conta desse contato mais diversificado, o desenvolvimento de uma cultura bastante rica foi favorecido, cujo objetivo era valorizar a beleza e as expressões artísticas.
A civilização cretense também ficou conhecida por civilização minoica. Isso se deve ao fato de que os reis eram conhecidos por minos. No que se refere à política, eles eram caracterizados como uma monarquia.
Por volta do ano 2000 a.C., a Grécia passou a ser ocupada pelos jônios, aqueus, eólios e dórios. Esses povos indo-europeus fundaram cidades e deram seus traços culturais próprios. Assim, cada uma delas passou a ser organizada de acordo com as tradições de cada grupo.
Os genos constituíam a formação social primitiva desses grupos, que eram grupos governados pelo patriarca, o membro mais velho do grupo, e viviam da agricultura e pastoreio, sendo a terra de propriedade coletiva.
Como a terra era de propriedade coletiva e todos deveriam trabalhá-la, ocorria a divisão de alimentos entre seus membros.
Os genos evoluíram para cidades-Estados gregas, que eram chamadas de pólis. Essa evolução ocorreu por conta da união entre as famílias, que buscavam proteção contra outras famílias.