Português, perguntado por carlosandreleao, 1 ano atrás

Não é raro encontrarmos professores com dificuldades para selecionar e indicar livros de leitura literária a seus alunos, assim como não é raro encontrarmos profissionais docentes vivendo a dificuldade de formar leitores mais ou menos competentes”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Marta Morais. Metodologia do ensino da Literatura Infantil. Curitiba: Ibpex, 2007, p. 09.

A partir dessas informações e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, no que diz respeito às dificuldades encontradas para trabalhar o texto literário em sala de aula, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

I. ( ) As atividades pedagógicas que envolvem o ensino da literatura, muitas vezes, são percebidas pelo aluno como aprisionamento, controle e obrigação, uma vez que tais atividades não despertam o prazer para a leitura do texto.
II.( ) A falta de formação adequada do professor para o trabalho com a literatura faz com que ele privilegie atividades didatizantes, como o enfoque na gramática a partir do texto.
III.( ) A falta de conhecimento dos professores sobre o acervo de literatura infantil não chega a ser um problema para o trabalho com a literatura, uma vez que os livros didáticos trazem vários textos literários que podem ser aproveitados pelo professor em suas aulas.
IV.( ) Não há necessidade de que o professor inclua o texto literário em seu planejamento, afinal, como o foco na literatura é a leitura pelo prazer e pela fruição, a seleção das obras pode ser feita de improviso no momento da aula.

Agora, marque a alternativa que menciona a sequência correta:

A F – F – F – V
B V – F – F – V
C F – V – F – V
D V – V – F – F
E V – F – V – F

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
2

Sobre a questão da leitura em sala de aula, temos que a resposta certa é a: D V – V – F – F

Isso porque a leitura é algo determinante para o ensino de jovens e crianças da educação básica.

Nesse aspecto, temos que o professor poderá se valer tanto das abordagens previstas nos livros didáticos como também por preceitos próprio.

Assim, veja que ele deverá desenvolver diversas atividades que estimulem as crianças de forma que a leitura não parece um obrigação e sim uma atividade prazerosa.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes