"Não é possível respeito aos educandos, à sua dignidade, a seu ser formando-se, à sua identidade fazendo-se, se não se levam em consideração as condições em que eles vêm existindo, se não se reconhece a importância dos "conhecimentos de experiências feitos".
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
O recorte literário em evidência enfatiza a relação do pensamento do educador Paulo Freire com as concepções dos filósofos Matthew Lipman (1923-2010) e John Dewey (1859-1952).
9Tomando como base o pensamento desses filósofos no que diz respeito à defesa de uma educação para a emancipação, autonomia e libertação, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Lipman e Dewey eram favoráveis à concepção de ensino e aprendizagem que se centrava na transmissão de conteúdos, pois a aquisição de conhecimento aprimora a capacidade de realizar julgamentos.
( ) A centralidade do processo educativo para Lipman deve ser a filosofia, enquanto que para Dewey deve ser a experimentação, ou seja, a experiência promovida e controlada pelas ciências.
( ) Dewey definia a educação como uma das maneiras de se concretizar práticas para a doutrinação dos estudantes, ao passo que, para Lipman, o mais importante no processo educacional é o aprendizado por meio de futuras experiências.
( ) Tanto Freire, quanto Lipman e também Dewey, defendiam uma noção de educação que possibilite ao aluno um protagonismo com um posicionamento ativo no processo de aprendizagem.
( ) Para Paulo Freire, não é possível à escola, se estiver engajada na formação dos educandos, ficar alheia às condições socioculturais, econômicas, familiares e geográficas de seus alunos.
Em relação ao contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
Alternativas:
b)
F – V – F – V – V.
Alternativa assinalada
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A alternativa que descreve o pensamento desses filósofos no que diz respeito à defesa de uma educação para a emancipação, autonomia e libertação, é: F-V-F-V-V.
(Falso). Na verdade, Lipman e Dewey eram a favor do protagonismo de crianças e adolescentes no ensino, uma vez que a tendência pedagógica tradicional era vista como ultrapassada aos educandos.
(Verdadeiro). Lipman tinha como base a filosofia para a educação, enquanto Dewey era a favor da experimentação e do racionalismo.
(Falso). Pelo contrário, Lipman era a favor da filosofia e do raciocínio crítico, enquanto Dewey estimulava a experimentação pessoal.
(Verdadeiro). As metodologias ativas eram a base das propostas de Dewey, Lipman e Freire.
(Verdadeiro). A escola, para Freire, se mostra como um espaço interligado às condições socioculturais, econômicas, familiares e geográficas de seus alunos.
Veja mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/19184067