Português, perguntado por uil27cabral, 9 meses atrás

Não é o homem um mundo pequeno que está dentro do mundo grande, mas é um mundo grande que está dentro do pequeno. Basta por prova o coração humano, que sendo uma pequena parte do homem, excede na capacidade a toda a grandeza do mundo. […] O mar, com ser um monstro indômito, chegando às areias, para; as árvores, onde as põem, não se mudam; os peixes contentam-se com o mar, as aves com o ar, os outros animais com a terra. Pelo contrário, o homem, monstro ou quimera de todos os elementos, em nenhum lugar para, com nenhuma fortuna se contenta, nenhuma ambição ou apetite o falta: tudo confunde e como é maior que o mundo, não cabe nele. VIEIRA, Padre Antônio. Sermão de São Roque (1657). In: _______. Sermões. Porto: Lello & Irmãos, 1951. p. 97-98. v. III. Fragmento.
(Simulado Enem) Em relação ao texto, são feitas as seguintes afirmações:
I. O escritor joga com antíteses (grande/pequeno) para defender a tese de que o homem excede “toda a grandeza do mundo”.
II. Quando o autor diz “o homem, monstro ou quimera de todos os elementos”, ele retoma as alusões que fez a, pelo menos, três elementos — ar, água, terra —, para provar que o homem é superior ao mundo.
III. A afirmação de que o homem “tudo confunde e como é maior que o mundo, não cabe nele”, expressa a intenção de Padre Antônio Vieira de ironizar a vontade do homem de transcender o mundo material.
IV. A forma objetiva e direta com que Padre Antônio Vieira defende suas ideias está de acordo com o estilo conceptista adotado pelo autor, estilo caracterizado pelo jogo de palavras como forma de ostentar sua posição social.
Das afirmativas acima, somente está(ão) correta(s):

Soluções para a tarefa

Respondido por amber22316
6

Resposta:

estão corretas as afirmativas I e II

Explicação:

Perguntas interessantes