Sociologia, perguntado por andreacarvalho32, 11 meses atrás

Não é fácil avaliar a dimensão da crise do emprego urbano que vem ocorrendo no Brasil, ao longo dos anos 90. Mesmo enquanto se desenvolveu, o país conviveu com graves problemas decorrentes da insuficiente geração de empregos e o baixo nível das remunerações do trabalho. Essa característica do desenvolvimento da economia foi profundamente agravada com a estagnação dos anos 80 e com a abertura indiscriminada dos anos 90, as quais aumentaram tanto o desemprego, como a fração das oportunidades ocupacionais que não oferecem qualquer perspectiva de ascensão profissional e social à população urbana. BALTAR, P. E. A. Estagnação da economia, abertura e crise do emprego urbano no Brasil. Economia e Sociedade, Campinas, v. 5, p. 75-111, jun. 1996. Segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego no Brasil no primeiro trimestre de 2018 é de 13,1%. ​Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que explique, de forma mais completa, o que esse valor apresentado significa. Alternativas Alternativa 1: 13,1% da população brasileira não está trabalhando. Alternativa 2: 13,1% da população brasileira não está procurando emprego. Alternativa 3: 13,1% da população brasileira não está trabalhando e está procurando emprego. Alternativa 4: 13,1% da população brasileira quer mudar de emprego. Alternativa 5: A porcentagem apresentada não tem nenhum significado.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4

A noção do percentual de desemprego envolve alguns pressupostos básicos para fazer sentido.

Para calcular o índice de desemprego não podemos simplesmente ver qual a porcentagem da população geral não trabalha, posto que há, neste grupo, aqueles que não podem trabalhar - são muito jovens, muito idosos ou doentes, por exemplo.

Também não basta apenas contar aqueles que procuram emprego, pois há pessoas que já possuem um e buscam outro, sendo somente útil calcular quantas pessoas não trabalham, desejam trabalhar e não acham emprego.

É correta a alternativa 3.


joaquimArthur: qual seria a alternativa 3 que vc fala? 13, 1% da população brasileira não está trabalhando e está procurando emprego.
Perguntas interessantes