NAO É DE HISTÓRIA, É DE RELIGIÃO Preciso de uma resposta a isso, eu não estou achando nada, "Qual a relação das Festas Juninas com a igreja/religião?''
Soluções para a tarefa
Resposta:
As Festas Juninas e as festas católicas
O surgimento dessas festas vem da Europa, no período pré-gregoriano. Nasceu como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas. Para este fato, na época, foi dado o nome de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João Batista.
Mas foi somente depois que o cristianismo foi afirmado como a religião oficial da Europa que os cristãos foram se apropriando das festas e dando então um novo significado, agora religioso, para as mesmas, pois já não era mais admissível uma sociedade religiosa continuar celebrando festas pagãs.
Passaram a chamar estas comemorações de festas Joaninas, fazendo memória ao primo de Jesus, o Batista. As festas que já existiam foram cristianizadas e o dia da morte ou nascimento de alguns santos corroboraram para tornar cada vez mais uma festa de fé, como é o caso de Santo Antônio, São Pedro e São João.
Influências culturais
Depois da origem desses festejos, as celebrações juninas foram ganhando características específicas de alguns países antes de chegar ao Brasil. É possível notar grandes influências dos portugueses, espanhóis, chineses e franceses na maneira de se fazer estas celebrações.
As quadrilhas, o destaque dos festejos aqui no nordeste, foram inspiradas nas danças marcadas dos nobres franceses. Aqui o puxador da quadrilha grita: “Anavam! Anarriê!”, mas que, na verdade, seriam os comandos En avant e En arriere,de ir para frente e para trás, que os franceses utilizavam em suas celebrações da nobreza.
O costume de se soltar fogos de artifício veio da china, de onde veio a manipulação da pólvora. Já as fitas e cores são advindas da Espanha e Portugal. A festa já chegou bem misturada ao Brasil e aqui houve ainda mais mistura. Elementos da cultura africana e indígena ainda foram incluídos e tornou o que hoje conhecemos como umas das maiores festas brasileiras.
Resposta: ex: Considerado como Santo Casamenteiro, Santo Antônio é o primeiro homenageado do mês junino. A cada 13 de junho é celebrado o dia da santidade, popularmente conhecida pela ajuda prestada aos homens e mulheres que almejam conquistar um bom casamento. A tradição de rezar para Antônio, muitas vezes, é passada de mãe para filha. Para a Igreja, o significado dele vai além, pois é considerado um dos padroeiros mais milagrosos.
então a relação da festa junina com a religião principalmete a catolica e justo o objetivo da festividade
Explicação: