"[. ] não devemos insistir em avaliar a Arte Romana segundo os padrões da Arte Grega, perto da qual poderia parecer, superficialmente, uma fase final e decadente. " (JANSON, H. W; JANSON, Antony F. Iniciação à História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 70). Sobre as diferenças relatadas existentes entre Arte Grega e Arte Romana, complete corretamente as lacunas do quadro a seguir: Grécia Roma Formas: 1. _______________________ Formas: linhas circulares e curvas, o círculo é o princípio. Principio construtivo: colunas (pilar) e dintel, com blocos de pedra em encaixe. Função: templos para os deuses (fim religioso). Princípio construtivo: concreto e arco (e todas as suas derivações) com fachadas ornamentais. Função: 2. ________________________ Escultura: 3. ___________________ representando deuses e deusas. A intenção aqui é demonstrar o mundo mitológico, por isso, a idealização e a busca por padrões de beleza que não são reais. Tema: mitologia Escultura: a reprodução implacável da realidade corporal de seres humanos. A ideia é não se esquecer da pessoa, por isso, é tão importante ser similar. Tema: líderes cívicos e triunfo militar Pintura: buscavam superar o modelo egípcio e conseguiram desenvolver diversas formas de representação avançadas, mas trabalhavam sempre sobre a ideia de idealização. Pinturas em vasos são o que temos para inferir sobre este tipo de expressão artística na cultura grega. Tema: 4. ________________ Pintura: Faziam retratos de seus mortos, com a mesma intenção das esculturas. Partiram dos conhecimentos gregos, mas desenvolveram o gosto do uso da pintura para decoração das residências e espaços públicos. Pompeia e Herculano são os melhores lugares para ver a qualidade da pintura romana. Tema: A gama de temas é imensa e vai desde religiosa até civil e cotidiana. Cultura: filosofia, busca por moderação, pelo idealizado. Cultura: administração, eficiência, organização e praticidade. Assinale a alternativa correta: Alternativas: a) 1. Linhas curvas e assimetria; 2
Soluções para a tarefa
Diante da contextualização sobre as diferenças entre a Arte Romana e a Arte Grega, podemos considerar que as palavras que completam, em ordem, as lacunas vazias são:
- linhas retas e simetria;
- prédios cívicos (fórum, termas, basílicas etc.);
- a idealização do corpo e beleza;
- mitologia.
Caracterizando a Arte Grega e a Arte Romana
Podemos destacar que as pinturas gregas são conhecidas pelo seus vasos cheios de adornos caracterizando a mitologia, o atletismo e a vida diária que eles levavam.
Já os romanos, embora também retratassem a mitologia, suas pinturas demonstravam cenas da arquitetura e também da natureza.
Quando nos referimos as esculturas, sabemos que a escultura grega foi quem deu origem para a escultura romana, porém a romana caracteriza-se pelo realismo em suas formas, enquanto as esculturas gregas eram idealistas.
Complemento do enunciado
Escolha uma:
a. 1. linhas retas e simetria; 2. prédios cívicos (fórum, termas, basílicas etc.); 3. a idealização do corpo e beleza; 4. mitologia.
b. 1. linhas curvas e simetria; 2. arquitetura funerária (necrópole); 3. corpos reais e naturais; 4. santos e santas.
c. 1. estampas com motivos florais; 2. prédios religiosos (templos, igrejas, mesquitas etc.); 3. a idealização do corpo e beleza; 4. mundo civil.
d. 1. linhas curvas e assimetria; 2. prédios residenciais; 3. corpos antropomórficos; 4. mitologia.
e. 1. linhas paralelas e simetria; 2. prédios residenciais; 3. fantasia do corpo e feiura; 4. mitologia.
Entenda mais sobre as diferenças entre as esculturas gregas e as romanas aqui: brainly.com.br/tarefa/15716759
#SPJ4