Não descreverei catástrofes pessoais de alguns dias infelizes, mas a destruição de toda a humanidade, pois é com horror que meu espírito segue o quadro das ruínas da nossa época. Há vinte e poucos anos que, entre Constantinopla e os Alpes Julianos, o sangue romano vem sendo diariamente vertido. A Cítia, Trácia, Macedônia, Tessália, Dardânia, Dácia, Épiro, Dalmácia, Panônia são devastadas pelos godos, sármatas, quedos, alanos (…); deportam e pilham tudo.Quantas senhoras, quantas virgens consagradas a Deus, quantos homens livres e nobres ficaram na mão dessas bestas! Os bispos são capturados, os padres assassinados, todo tipo de religioso perseguido; as igrejas são demolidas, os cavalos pastam junto aos antigos altares de Cristo (…).”(São Jerônimo, Cartas apud Pedro Paulo Abreu Funari, Roma: vida pública e vida privada. 2000). O excerto, de 396, remete a um contexto da história romana marcado pela: *
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)combinação da cultura romana com o cristianismo, além da desorganização do Estado romano, em meio às invasões germanas e de outros povos.
Explicação:
O contexto narrado por São Jerônimo descreve um momento de crise econômica, social e política no Baixo Império Romano, entre os séculos III e V. Especificamente, o relato indica o modo pelo qual vários povos germanos adentraram os territórios até então controlados por Roma, alterando a sociedade de forma abrupta. Em 395, o imperador Teodósio dividiu o império em duas partes, Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente. Na mesma época, o cristianismo passava por um processo de transformação, cujo aspecto mais evidente foi a sua incorporação como religião oficial do Estado romano.
Resposta:
combinação da cultura romana com o cristianismo, além da desorganização do Estado romano, em meio às invasões germânicas e de outros povos.
Explicação:
São Jerônimo, em sua carta, relata, com grande dramaticidade, os efeitos das invasões dos povos germânicos aos territórios do Império Romano nas últimas décadas do século IV. Em sua narrativa, é possível ver como a sociedade romana já estava, a essa altura, mesclada ao cristianismo, pois igrejas, padres, virgens consagradas e bispos são contados entre as devastações feitas pelos germânicos. A enumeração das províncias romanas invadidas aponta também para a fragmentação do império e a desorganização do império. O teor caracteristicamente cristão da missiva de Jerônimo está no fato de o santo encarar esses eventos como sinais da destruição da humanidade como um todo, uma vez que a crença na proximidade imediata do apocalipse era uma crença comum aos cristãos do período.