"Não convém por agora que a prática de nossa religião seja abertamente introduzida entre os portugueses com a abolição dos seus ritos e cerimônias, pois nada há que mais os exacerbe (...) Peço a Deus Onipotente que abençoe e tome sob sua divina proteção o governo de V. Sas."
Dedicado a V. Sas. J. Maurício, Conde de Nassau.
Recife de Pernambuco, 6 de maio de 1644" Apud Luís Koshiba e Denize Manzi. História do Brasil, p. 73.
Em relação à presença holandesa no Brasil, é correto afirmar:
a) A política de conciliação implementada por Maurício de Nassau, com os habitantes da região conquistada, consistia, entre outros benefícios, na garantia da propriedade, na manutenção dos direitos, na liberdade de culto, na permissão do comércio com os Países Baixos e na redução da carga tributária.
b) Um dos aspectos mais marcantes do governo de Nassau foi a proibição do tráfico negreiro por razões de ordem religiosa, em conciliação com o pensamento calvinista.
c) Desajustes econômicos, sociais, culturais e religiosos foram a marca de todo o governo de Maurício de Nassau, que resistiu ainda por sete longos anos em Pernambuco.
d) Apesar da política de conciliação e de uma administração eficiente, a popularidade de Nassau era cada vez mais decadente, o que contribuiu para o declínio do domínio holandês.
e) A grande dívida deixada pelo governo dos holandeses em Pernambuco foi com o setor urbano, devido à necessidade de investimento na economia canavieira. As cidades continuaram sem nenhuma obra de infraestrutura.
pra agoraaaaaaa
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Bem eu vou na A) por que está falando sobre a liberdade dos cultos, e isso fala lá no texto em cima
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás