Sociologia, perguntado por santosregiane00, 11 meses atrás

nalise as opçoes dos straight edges e explique como, por meio de suas escolhas de consumo, eles conseguem expressar sua ideologia

Soluções para a tarefa

Respondido por galdino42
11

“Straight edge” é um movimento que surgiu dentro do movimento punk, sendo classificado como um subgênero ou uma subcultura. O movimento como um todo não se identificava totalmente com uma ideologia política específica ou uma visão de mundo, mas muitas das pessoas que aderiam a ele lutavam por causas ambientais, animais e de sustentabilidade em geral.


O movimento ficou conhecido pela abstinência com relação a drogas (tanto as consideradas lícitas como as ilícitas), e muitos “straight edge” justificavam seu modo de vida como uma forma de resistência política, já que o consumo de drogas serviria para anestesiar a população oprimida e afetar sua capacidade de contestação.


Assim, a proteção da saúde era uma proteção contra o sistema e contra a alienação. O símbolo do movimento era um “X” (ou três), que foi uma identificação criada num clube em São Francisco (Califórnia) para marcar menores de idade que não poderiam consumir bebidas alcoólicas nos shows, permitindo assim que eles pudessem assistir suas bandas favoritas ao invés de serem simplesmente barrados.


Com o tempo, e mesmo depois de atingirem a maioridade, as pessoas que se identificavam com o que podemos chamar de ideologia “straight edge”, continuaram a usar o “X” como um símbolo que as identificava como um grupo, um movimento. 


Sua recusa ao consumo de drogas, principalmente quando se aliava ao boicote da indústria animal, servia para expressar uma postura anti-sistema e, em alguns casos, até mesmo uma ideologia anarquista.

Perguntas interessantes